Somos Coimbra elege dois vereadores e diz que veio para ficar

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-10-2017

O candidato do movimento independente Somos Coimbra, José Manuel Silva, afirmou hoje que a eleição de dois vereadores nas eleições autárquicas de domingo é um resultado excelente e prometeu uma oposição “crítica e construtiva”.

PUBLICIDADE

As autárquicas em Coimbra, ganhas pelo PS, que recandidatou Manuel Machado, levaram à eleição de dois vereadores pelo movimento independente Somos Coimbra, que se candidatou pela primeira vez ao município e que se assume como terceira maior força no executivo.

“Os resultados são excelentes para um movimento que há seis meses não existia e que nestes seis meses teve que montar toda uma estrutura a partir do zero, sem apoios nem financiamento”, disse à agência Lusa o cabeça de lista do Somos Coimbra e ex-bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhando que o resultado (16% dos votos) correspondeu às expectativas desta nova força política.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva sublinhou que o movimento não fará “acordos com ninguém” e que, nos próximos quatro anos, não pretende fazer uma “oposição sistemática”, mas “uma oposição crítica, construtiva, independente, propositiva”.

“Apresentaremos propostas de acordo com o programa [do movimento]”, afirmou, aclarando que pretende manter “total independência e sem qualquer inquinação política partidária”.

PUBLICIDADE

josé manuel silva

Segundo o candidato agora eleito, juntamente com Ana Bastos, o Somos Coimbra “não é um movimento de curto prazo” e nunca foi pensado para ser “um movimento para uma eleição”.

ana bastos

“É um projeto de médio e longo prazo. Vamos assumir as nossas responsabilidades e vamos continuar a trabalhar em benefício de Coimbra e em prol de mudança”, explanou, vincando que daqui a quatro anos o movimento irá novamente candidatar-se à liderança do município.

Coimbra “merece dar-se a si mesma a oportunidade de ser governada por uma lista de pessoas independentes e competentes”, realçou José Manuel Silva, que disse à Lusa que ainda não falou com Manuel Machado porque não tem o seu número de telefone.

As eleições para a Câmara Municipal de Coimbra foram vencidas pelo PS, que arrecadou 35,46% dos votos, conquistando cinco dos 11 mandatos do executivo – os mesmos que alcançou em 2013, registando agora quase mais dois mil votos a mais do que há quatro anos.

Como segunda força na Câmara de Coimbra, ficou a coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, liderada por Jaime Ramos, com 26,56% dos votos e três mandatos.

A CDU elegeu um vereador (8,3%) e o movimento Cidadãos por Coimbra, que tinha conquistado um mandato em 2013, perdeu-o nestas autárquicas, registando 7,02% dos votos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE