Cidade

Coimbra “é uma cidade universitária com vários desafios de segurança urbana” diz ministra Ana Abrunhosa (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 18-10-2022

O Convento São Francisco está a ser palco das Conferências de Coimbra sobre o tema “Segurança Urbana: Os Municípios e a Proteção do Espaço Público”. Durante os dias 18 e 19 de outubro são várias as sessões com o objetivo de partilha de experiências e de debate entre os municípios portugueses e as forças, serviços de segurança e a administração interna sobre temáticas relativas à segurança urbana.

PUBLICIDADE

Ao NDC, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, afirmou que Coimbra, “sendo uma cidade universitária com muita juventude, é uma cidade que também tem vários desafios ao nível da segurança urbana”. “Aqui falamos do que são as vivências noturnas, mas também as vivências em termos de consumo de álcool e drogas. Falamos ainda da questão da violência, que muitas vezes acontece no namoro e dentro de casa”, disse. A ministra destacou ainda o projeto “Noite Segura” em Coimbra, que tem como objetivo tornar as noites dos jovens mais seguras, projeto esse que se estende a escolas e ao centro de saúde.

Na sessão de abertura, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, realçou que o discurso contra o ódio deve ser uma das estratégias para a segurança urbana, sendo que as autarquias devem continuar esse trabalho “com um combate claro e sem quartel ao discurso de ódio assente em ideias xenófobas e factos deturpados”. A violência doméstica e de género foram outros temas abordados por Ana Catarina Mendes, salientando a importância das respostas locais e regionais à problemática.

PUBLICIDADE

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, alertou para o facto de ser necessário combater os discursos de intolerância e incompreensão. Sublinhou ainda ser essencial “uma estratégia que trabalhe a montante, alargando a malha de cooperação a famílias, meio ambiente e contexto escolar” como forma de prevenção.

Na sessão de abertura discursaram ainda o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, e a presidente da Associação Nacional de Municípios, Luísa Salgueiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Consulte aqui o programa desta 2ª edição das Conferências de Coimbra, promovida pelo Ministério da Administração Interna.

Assista às declarações da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE