Coimbra

Coimbra e Narni preparam geminação em ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-12-2019

Coimbra e Narni (Itália) preparam geminação em ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de geminação com a cidade de Narni, na Itália. As duas cidades estão intimamente ligadas por factos históricos, nomeadamente pelos Mártires de Marrocos que são naturais de Narni e estão sepultados em Coimbra. Em 2020, Coimbra assinala precisamente o “Jubileu dos Mártires de Marrocos e de Santo António” pelos 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscanos. 

Coimbra e Narni podem vir a constituir-se como cidades-irmãs durante o próximo ano. O processo foi desencadeado no âmbito do Jubileu dos Mártires de Marrocos, que são naturais de Narni e estão sepultados em Coimbra, no Mosteiro de Santa Cruz. A evocação dos 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscos, que decorre entre 12 de janeiro do próximo ano e 17 de janeiro de 2021, integra, além de celebrações religiosas, diversas iniciativas, designadamente de caráter científico e cultural, como concertos, entre os quais “Missa de Santo António”, de António Vitorino de Almeida, que estreará, em 19 de julho de 2020, no grande auditório do Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o final do mês de fevereiro está agendada uma visita de uma delegação italiana civil e religiosa a Coimbra, devendo seguir-se, em maio, uma visita de uma delegação portuguesa à cidade de Narni, depois de trocada correspondência entre o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e o sindaco di Narni, Francesco De Rebotti.

Narni é uma comuna italiana, com uma área de 197 km2, da região da Úmbria, tendo cerca de 20 mil habitantes. De origem muito antiga, Narni está situada numa colina junto a um desfiladeiro por onde passa o Rio Nera, e onde, defende o historiador Tito Lívio, existia uma povoação ancestral.

PUBLICIDADE

Os Mártires de Marrocos acabam por ser um elo entre a cidade de Narni e Coimbra, sendo que esse episódio e os factos de que se revestiu, são uma evidência histórica do Mosteiro de Santa Cruz em Portugal e no mundo ocidental de então. “A geminação com Narni consistirá em mais uma oportunidade de enriquecimento cultural e de diálogo com outra cidade”, pode ler-se no despacho da vereadora da Cultura e Turismo da CM Coimbra, Carina Gomes.

A ser aprovado o processo será remetido à próxima sessão da Assembleia Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE