Os autarcas dos municípios das Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra e da Região de Leiria manifestaram apoio à continuidade do Professor Alexandre Lourenço na liderança da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, face às notícias sobre a possível decisão de afastamento do atual Presidente do Conselho de Administração, por parte da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em comunicado, os autarcas destacaram o trabalho realizado pelo Professor Alexandre Lourenço desde o início da sua gestão, sublinhando a sua dinâmica, capacidade técnica e impulso de gestão na instituição.
PUBLICIDADE
“A sua atuação tem sido um exemplo claro de liderança e colaboração estreita com os municípios, garantindo uma gestão aberta e participativa, fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde na região”, afirmam os autarcas.
O Professor Doutor Alexandre Lourenço, que assume o cargo de Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra desde 2023, tem um currículo altamente respeitado, com reconhecida experiência nas áreas da saúde e gestão.
Além de ser Professor Auxiliar Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-UNL) desde 2022, é também consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas áreas de financiamento e organização dos cuidados de saúde desde 2014. Recentemente, foi designado Diretor do Centro Colaborativo da OMS para a Gestão da Saúde e eleito para presidir à European Association of Hospital Managers a partir de 2026.
Em apenas um ano de gestão, Alexandre Lourenço tem sido apontado como um líder que transformou a ULS de Coimbra numa das mais importantes unidades hospitalares do país, destacando-se pelo envolvimento ativo dos municípios e das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e da Região de Leiria. O seu trabalho tem sido reconhecido pela comunidade local, que vê na sua continuidade à frente da ULS uma forma de garantir a qualidade e a eficácia dos cuidados de saúde prestados.
A ULS de Coimbra é uma das unidades de saúde mais relevantes do país, com mais de 365 mil habitantes diretamente servidos e abrangendo 21 concelhos. Além disso, presta cuidados altamente diferenciados a cerca de dois milhões de pessoas da Região Centro, consolidando-se como uma referência nacional e internacional na área da saúde.
Os autarcas da Região de Coimbra e Leiria reforçam que, dada a magnitude e importância da ULS de Coimbra, é fundamental que a liderança continue nas mãos de profissionais com os reconhecidos créditos de Alexandre Lourenço.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
