Coimbra

Coimbra é capital dos Jogos Universitários Europeus

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-07-2018

 

PUBLICIDADE

A cerimónia de abertura da 4ª edição dos Jogos Universitários Europeus, decorreu hoje, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

PUBLICIDADE

publicidade

Apresentada por Filomena Cautela e Jorge Gabriel, a cerimónia iniciou-se com o hino nacional, cantado pela fadista Cuca Roseta e prosseguiu com o desfile dos representantes das 295 universidades participantes na competição, algumas representadas por voluntários da cidade.

Foi lido o juramento do atleta pela atual campeã universitária do judo, Catarina Costa, atleta da UC. O Juramento do Árbitro foi proferido por Ricardo Santos, árbitro de basquetebol 3×3, que recebeu formação meses antes dos Jogos, tornando-se assim num dos primeiros árbitros oficias da modalidade.

Os discursos iniciaram-se com o reitor da Universidade de Coimbra (em inglês), que “vê a cidade como o local ideal para a organização destes Jogos, dado o espírito académico e desportivo que é vivido”. O presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado, disse (em inglês) que “espera que os Jogos sejam o mote incentivador para fortalecer a identidade dos estudantes”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra afirmou (em português) que “a hospitalidade dos conimbricenses será muito positiva e motivo para fazer todos os visitantes regressar à cidade”.

Já Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, disse que “os Jogos marcam o início de uma nova era que interliga o sistema desportivo e a educação superior”.

Por fim, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reforçou a ideia de que “a conjunção entre a vida académica e o desporto são um exemplo que merece ser demonstrado, através de eventos como os Jogos Universitários”.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou no brevíssimo discurso “a importância do desporto no contexto académico” e disse sentir-se “honrado” por Portugal e Coimbra receberem um evento desta dimensão.


O evento encerrou com  o espetáculo de vídeo mapping denominado “UC: Uma História de Luz”, que nos ofereceu uma viagem no tempo na qual dois estudantes universitários nos guiam na descoberta enquanto exploram o espólio cultural, histórico e arquitetónico da Universidade, produção que já tinha sido exibida outrora.

Foi ainda mostrado um segundo e novo espetáculo, no qual as 13 modalidades disputadas nos Jogos foram apresentadas de uma forma dinâmica e contemporânea. “A Luz do Jogo” teve como objetivo homenagear o desporto universitário mas também referenciá-lo enquanto pilar fundamental na educação.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE