Coimbra do Choupal com praia e piscina no próximo Verão!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-09-2017

 

PUBLICIDADE

Na abertura da nova ponte pedonal e ciclável no Açude-Ponte Manuel Machado anunciou formalmente a nova praia fluvial do Choupal, que será feita com a areia em excesso que está a ser retiradado leito do rio.

areia

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Coimbra e candidato pelo PS à reeleição, Manuel Machado, anunciou hoje que a praia fluvial do Choupal que irá ser construída com a areia dragada do leito do Mondego terá, entre outros equipamentos, uma zona de piscina, que pode abrir no próximo Verão.

“Para melhor usufruto do rio, para maior comodidade e por razões de segurança, a nova praia fluvial do Choupal vai ter uma zona de piscina e vai ser acessível a todos”, afirmou Manuel Machado. Será uma praia vigiada em permanência e com todos os equipamentos complementares necessários, incluindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

PUBLICIDADE

publicidade

O anúncio foi feito durante a entrada em funcionamento da nova ponte pedonal e ciclável do Açude-Ponte, a mesma onde o primeiro-ministro António Costa assistiu, em agosto último, à consignação da obra de desassoreamento do leito do Rio Mondego. Em simultâneo com a passagem pedonal, abriu também à circulação a ciclovia entre as duas margens, um troço fundamental do percurso para bicicletas entre Coimbra B, Santa Clara, Vale das Flores e Portela. O atravessamento automóvel – interrompido durante as obras para a instalação da nova ponte – foi reaberto na mesma ocasião.

“A operação de desassoreamento do Mondego e de requalificação das suas margens têm três dimensões: a ambiental; a da segurança de pessoas e bens, evitando as cheias; e a do usufruto do rio, do seu embelezamento e da sua utilização para atividades lúdicas”, afirmou Manuel Machado. “A ponte pedonal e a ciclovia inscrevem-se, tal como a futura praia do Choupal, nesta terceira dimensão: promover um quotidiano urbano mais chegado ao Mondego, com maior qualidade, mais confortável”.

Segundo o autarca, tratam-se de peças diferentes da mesma estratégia para valorizar a qualidade de vida em Coimbra, para tornar o seu quotidiano melhor, mais seguro, mais sustentável e mais atraente. “Tem sido esta a nossa estratégia de gestão da cidade: dar vida ao seu coração, contribuir para a ligação das duas margens do Mondego, criar condições para o empreendedorismo e para a atividade económica, promover a mobilidade pedonal e ciclável, tratar bem a natureza, embelezar a cidade, aumentar o seu usufruto”, afirmou Manuel Machado.

A nova praia fluvial do Choupal será construída com recurso à areia dragada no leito do rio a montante do Açude Ponte. O desassoreamento da albufeira tem como objetivo repor a leito do rio ao nível que este tinha quando o equipamento entrou em operação em 1985. Serão dragados cerca de 700 mil metros cúbicos de areia, numa extensão de três quilómetros e meio, de jusante para montante.

“O seu reaproveitamento será feito na futura praia fluvial do Choupal, na reconstrução das margens e em zonas do rio com déficit sedimentar”.

Notícia em desenvolvimento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE