Coimbra diz que tem medidas de segurança idênticas às de Lisboa!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-08-2017

As câmaras municipais de Coimbra, Albufeira e Portimão afirmam que já implementam há algum tempo medidas de segurança nas vias públicas das suas cidades – que incluem pilaretes – e não consideram necessário reforçá-las.

PUBLICIDADE

universidade

Questionadas pela Lusa, na sequência da decisão da Câmara de Lisboa de reforçar as medidas de segurança em vários pontos – como Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, Chiado e Baixa – após o atentado no centro de Barcelona, em Espanha, aquelas autarquias afirmaram-se satisfeitas com as medidas de segurança que têm.

PUBLICIDADE

Em declarações à Lusa, fonte da Câmara de Coimbra, a ‘cidade dos estudantes’, disse que a autarquia adotou há algum tempo medidas de segurança idênticas às tomadas agora por Lisboa em ocasiões que o justifiquem.

Segundo a mesma fonte, “a Câmara já tem aplicado, em eventos com concentração de muitas pessoas, a instalação de barreiras amovíveis e de betão armado, discretas, de forma a não criar o pânico”. “Estas medidas de segurança foram implementadas antes dos ataques nas Ramblas de Barcelona”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

A notícia da agência Lusa não revela quais as “medidas discretas” adotadas pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo que se espera que autarquia local indique quais são essas medidas, que não foram detectadas por Notícias de Coimbra em eventos como as Festas da Cidade, Feira Popular ou Queima das Fitas.

Em locais de grande movimento, como o Largo da Portagem ou a Universidade de Coimbra, também não são visíveis quaisquer barreiras de segurança.

A Lusa contactou também os municípios de Albufeira e Portimão, no distrito de Faro, por terem cidades com grandes aglomerados populacionais no verão, mas as autarquias não estão a ponderar adotar medidas de segurança adicionais às existentes nas principais zonas pedonais, nomeadamente com a colocação de barreiras nas ruas, frisando que nessas zonas já existem restrições de trânsito.

De acordo com as autarquias, nas zonas pedonais com maior circulação de pessoas, além das restrições e interdições ao trânsito automóvel, existem há vários anos pilaretes e outras barreiras com vista a garantir a segurança das pessoas.

A Lusa contactou também a Câmara do Porto, mas até ao momento não obteve resposta.

Em declarações à Lusa, o porta-voz nacional da PSP, Hugo Palma, disse hoje que “no Porto e em Coimbra há uma sensibilização” para a necessidade de reforçar pontos críticos das cidades, na sequência de alertas da PSP feitos a autarquias, mas “a decisão cabe às câmaras municipais”.

Espanha foi esta semana alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 15 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.

A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona inclui duas portuguesas, uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.

Na madrugada de sexta-feira, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou no domingo que vai reforçar as barreiras de segurança no Chiado, Rua Augusta e Belém, “tendo em vista a proteção de zonas com elevada afluência de pessoas”.

No comunicado, o município apontou apenas que se trata de “soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte de bombeiros e ambulâncias”.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explicou à Lusa que as medidas passam pela “colocação de objetos pesados e de grandes dimensões que impeçam a passagem de viaturas nestas zonas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE