Educação

Coimbra disponibiliza tablets internet e plataforma de E@D a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-04-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala hoje, na Escola Secundária Dom Duarte, o início do terceiro período do ano letivo, cujas atividades letivas serão realizadas com recurso ao Ensino à Distância (E@D), devido às medidas de contenção perante a pandemia da COVID-19.

PUBLICIDADE

Atenta às dificuldades dos alunos e dos Agrupamentos de Escolas, com o objetivo de mitigar dificuldades e constrangimentos, a autarquia adquiriu e vai disponibilizar gratuitamente a todos os alunos e docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em articulação com os Agrupamentos de Escolas, uma plataforma de E@D. Serão, também, disponibilizados tablets e acesso móvel à internet, a título de empréstimo, aos alunos do 1.º CEB que não disponham destes equipamentos, assegurando a promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação.

A E@D. Coimbra – Plataforma de Ensino à Distância será o local virtual onde todos os alunos do 1.º CEB das escolas do concelho de Coimbra e os respetivos docentes poderão aceder para trabalhar os conteúdos programáticos para cada uma das áreas disciplinares. Ao todo são cerca de 3800 alunos, de 190 turmas, dos seis Agrupamentos de Escolas do concelho que vão beneficiar desta medida da CM Coimbra, que passa pela disponibilização de uma plataforma que possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interação necessária ao desenvolvimento de atividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes.

PUBLICIDADE

Esta plataforma está integrada com a SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem, a Plataforma Municipal de Gestão Educativa utilizada pela CM Coimbra e disponibilizada pela Edubox. Assim, o acesso dos alunos será muito simples e estará integrado com as credenciais de acesso dos respetivos encarregados de educação, que serão enviadas via SMS para facilitar o processo. Aos docentes será atribuído um novo acesso para a gestão de cada turma, sendo que o mesmo será distribuído através do Agrupamento de Escolas.

O acesso à plataforma será efetuado via sítio oficial da CM Coimbra e será ainda disponibilizado um contact center de apoio e suporte técnico aos professores, alunos e encarregados de educação, através do número de telefone 234 246 000 ou de um suporte de tickets via página eletrónica no endereço é https://juntospelaeducacao.lusoinfo.com/.

PUBLICIDADE

publicidade

No mesmo sentido, a CM Coimbra vai disponibilizar, em articulação com os Agrupamentos de Escolas, tablets e acesso móvel à internet aos alunos do 1.º CEB que não disponham destes equipamentos, de forma a assegurar a promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação e o acompanhamento do Plano Nacional de Ensino à Distância.

Esta medida, englobada no pacote municipal de emergência para apoiar as famílias perante os impactos negativos da pandemia de COVID-19, consiste, assim, na disponibilização por parte da autarquia de cerca de 670 tablets e de 400 bandas largas de acesso móvel à internet. Os equipamentos já foram distribuídos aos Agrupamentos de Escolas, que por sua vez vão distribuir aos encarregados de educação em função dos dados recolhidos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE