Coimbra

Coimbra defende taxa turística em congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2022

“Com a implementação da taxa turística em Coimbra, que já se aplica em vários outros destinos do mundo, não só em cidades estrangeiras, mas também nacionais, não há nenhuma intenção deliberada de prejudicar o setor, muito pelo contrário”, defendeu, esta sexta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Francisco Veiga intervinha na abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre, esta sexta-feira e sábado, no Convento de São Francisco.

“Eu sei que é um assunto que não gera consenso no seio dos agentes e operadores dos setores aqui representados, mas não poderia deixar de aproveitar esta ocasião para prestar alguns esclarecimentos, até para dissolver algumas dúvidas e preocupações que têm surgido”, frisou o responsável pela pasta do Turismo, realçando que ” toda a receita gerada pela aplicação da taxa  no setor da hotelaria e do alojamento local será integralmente aplicada para promover o desenvolvimento da atividade económica e turística, numa vertente social e sustentável, criando mais e melhores condições para acolher os turistas”.

PUBLICIDADE

A taxa, “com valor unitário de 1 euro  por dormida, começará a ser implementada já a partir do próximo ano e será cobrada sobre as dormidas remuneradas, até ao máximo de três noites seguidas, por pessoa e por estadia, estando, no entanto, previstas algumas situações de isenção”, disse o autarca.

Francisco Veiga lembrou que a Autarquia está “a concentrar todos os esforços para promover o desenvolvimento do setor do turismo em Coimbra, explorando novos nichos e novas tendências de mercado, que tenham tradução direta no aumento da procura por parte de turistas, não só para visitar a cidade, e usufruir do património natural, histórico, cultural e gastronómico, mas também para pernoitar durante mais tempo, potenciando assim o crescimento e desenvolvimento da economia local e regional”.

PUBLICIDADE

publicidade

Destacando “a intenção de Coimbra em continuar a acolher o Rally de Portugal, mantendo esta prova na sua agenda de eventos anuais”, bem como a “vinda dos Coldplay a Coimbra, em maio do próximo ano, com quatro concertos confirmados, que esgotaram num só dia, no prazo de poucas horas, e que fizeram disparar a procura por alojamento nas datas em que está prevista a sua atuação”. 

Sustentabilidade, utopia ou sobrevivência?” é o tema do encontro da AHRESP que tem como objetivo mobilizar empresários, gestores e stakeholders para debater o futuro próximo dos negócios perante o contexto complexo que se enfrenta, antecipar soluções para problemas e apresentar um plano de medidas concretas.

O Ministro da Economia, António Costa e Silva, destacou a importância do Turismo para o crescimento económico em Portugal, que deverá este ano ter “o crescimento maior da União Europeia”.

Também presente na sessão de abertura do congresso, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou que este congresso se reveste “da maior importância, face ao momento que estamos a viver”.

Na abertura dos trabalhos intervieram também Carlos Moura, Presidente da Direção da AHRESP e Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enviou uma mensagem gravada em que felicitou os congressistas.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE