Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra defende Capital da Cultura hoje em Lisboa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-03-2022

Esta terça-feira é dia de prova de fogo para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. O Grupo de Trabalho, encabeçado pelo mágico Luís de Matos, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e mais três convidados, partiram esta manhã em direção à capital para apresentar e defender a proposta.

PUBLICIDADE

A candidatura de Coimbra é apresentada às 14:30, no Centro Cultural de Belém, a um júri internacional constituído por 12 elementos e que vai decidir que cidades vão passar à fase seguinte. 

“Estamos todos com grande espírito e determinação académica, coimbrã. É o culminar de longos anos de trabalho”, disse ao Notícias de Coimbra o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, antes da partida. “Estamos humildemente convictos que temos todas as condições para passar à shortlist e continuar o nosso trabalho que é extraordinariamente importante para ser o gatilho de transformação cultural para virar esta cidade para o futuro”, acrescentou. 

PUBLICIDADE

publicidade

Além de José Manuel Silva, integram a comitiva os elementos do Grupo de Trabalho  – Luís de Matos, Nuno Freitas, Manuel Rocha, Luís Filipe Menezes, António Pedro Pita e Cristina Robalo Cordeiro – assim como os convidados Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, o arquiteto José António Bandeirinha e a docente e ex-vice reitora Clara Almeida Santos.

Cada um dos elementos vai apresentar a sua perspectiva da candidatura durante dois minutos e depois serão sujeitos a perguntas por parte do júri durante um período de 45 minutos. 

PUBLICIDADE

“Vou defender que Coimbra tem condições, fez o seu trabalho de casa, com grande sentido de responsabilidade, profundidade e humildade. Dizer ao júri que nós temos um enorme potencial, mas precisamos deste fator de desabrochar de Coimbra, de recuperar do passado glorioso, para um futuro que faça jus a esse passado”, sustentou o autarca momentos antes de rumar a Lisboa. 

O júri vai ouvir todas as candidaturas nacionais, 12 ao todo, e, na sexta-feira, dia 11, será revelada a decisão de quais são as três cidades escolhidas. 

Veja o direto NDC com José Manuel Silva:

Veja o direto NDC com a comitiva conimbricense a rumar a Lisboa:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com