Cidade

Coimbra debate “Uma Capital Europeia da Cultura no Século XXI”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-02-2019

No próximo dia 16 de Março, Coimbra promove um debate internacional, aberto a todos, com vista ao que deve ser uma Capital Europeia da Cultura no século XXI.

PUBLICIDADE

Avança a organização que “cerca de oito meses depois de ter sido apresentado publicamente, e na sequência de um intenso trabalho de reflexão e de profícuos encontros com múltiplos parceiros, agentes e operadores culturais e instituições da cidade, é chegada a hora do Grupo de Trabalho de Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027 (GTCCEC2027), liderado por Luís de Matos, avançar com a realização de um conjunto de iniciativas”. 

PUBLICIDADE

A primeira ação prevista, de âmbito internacional, acontece no dia 16 de Março, no Convento São Francisco, em Coimbra, com a realização do FOR1C: Uma Capital Europeia da Cultura no Século XXI, que reunirá prestigiados oradores – nacionais e internacionais – que se juntam para, durante um dia, trazer o necessário “olhar de fora” à candidatura de Coimbra. 

O GTCCEC2027 entende que pensar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura não pode resultar (unicamente) do trabalho de um pequeno grupo e fazer-se no isolamento da reflexão.

PUBLICIDADE

publicidade

Frisa que vencer esta candidatura obriga a estar atento ao pulsar da cidade, a dar voz aos seus habitantes, a interrogar os seus agentes e operadores culturais, bem como ouvir as suas forças políticas.

“Mas, e mais do que isso, é também levar a cabo uma consulta e um debate alargado. É auscultar o país, porque Coimbra (e a sua candidatura) é país; ouvir a Europa, porque Coimbra é Europa, acrescentando um sentido coletivo ao projeto Coimbra 2027 – uma Candidatura Inclusiva, Mobilizadora e Apaixonada. Porque esta é uma Candidatura de e para todos”, garante a estrutura liderada por Luís de Matos.

É neste sentido que surge o FOR1C. «Este fórum internacional permitir-nos-á estabelecer um diagnóstico e definir objetivos estratégicos para a nossa ação. A experiência de uns e de outros, o seu saber e espírito crítico, o confronto de pontos de vista e de pareceres, a pertinência dos conselhos e das advertências, ajudar-nos-ão na (re)descoberta da região que habitamos e na ousadia das propostas que, a partir dela, elaboraremos», explica Luís de Matos, coordenador do GTCCEC2027.

Baseado nos princípios e na prática da análise SWOT, e com a ajuda das personalidades convidadas, o programa do FOR1C assenta na averiguação de pontos fracos (S) e de pontos fortes (W), de oportunidades (O) e de ameaças (T), estabelecendo um diagnóstico e definindo objetivos estratégicos para a construção da Candidatura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE