Vamos

Coimbra Dança em Abril. Com estreias absolutas

António Alves | 4 semanas atrás em 02-04-2024

Os quatro equipamentos culturais da cidade vão acolher mais uma edição do festival Abril Dança Coimbra. Uma iniciativa que arranca no dia 5 e termina a 29 de abril com 2 estreias e uma ante-estreia.

PUBLICIDADE

O festival, organizado pelo Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente/Universidade de Coimbra, O Teatrão e A Escola da Noite, foi criado devido a um interesse comum pela dança contemporânea, reconhecendo o lugar central que esta ocupa na renovação da linguagem das artes performativas nas últimas décadas.

Através da parceria de extensão com o Festival Dias da Dança, a edição 2024 contará com a apresentação dos novos criadores, tais como Marta Cerqueira, Catarina Miranda ou nomes da nova dança portuguesa, como Né Barros.

PUBLICIDADE

As estreias são “SUPER!”, de Miguel Pereira, e “Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio”, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, enquanto a antestreia é “ΛƬSUMOЯI”, de Catarina Miranda.

Carregue na galeria para saber quem marcou presença na apresentação do festival

PUBLICIDADE

publicidade

O programa arranca às 21:30 de sexta-feira, dia 5, na Black Box do Convento São Francisco, com a estreia do espetáculo “SUPER!”, coreografado por Miguel Pereira, que, no dia seguinte, a 6, tem duas sessões previstas, a primeira às 16:00 e a segunda às 21:30. Criado no âmbito do RAMPA.1, com jovens bailarinos da cidade e da região, “SUPER!” vai ter a participação de Cristiana Piorro Viola, Gabriel Cruz, Francisca Gouveia, Francisca Fonseca, José Pedro Varela, Sofia Rosado, Marta Bajouco, Inês Pombo, Lucas Mariz.

A 13 abril, às 21:30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, tem lugar o espetáculo “to our nothing…”, de Romulus Neagu, com Leonor Keil, Félix Lozano, Peter Michael Dietz, música de A. Vivaldi, G. Enescu e N. Veiga, com poema de Nichita Stãnescu, numa produção da associação cultural INTRUSO. É uma coprodução Centro Cultural Malaposta – Odivelas, Companhia Paulo Ribeiro e Teatro Viriato.

Dia 14 abril, às 15:00, 17:00 e 19:00, acontece “Over Our Heads”, de Marta Cerqueira, na Black Box do CSF. “Over Our Heads” é uma instalação que tem em destaque aspetos coreográficos e dinâmicos. O público escolar tem sessões para escolas no dia 15 abril, às 10:00, 12:00 e 15:00.

Já no dia 20 de abril, às 18:00, é inaugurada, naGaleria Pedro Olayo Filho do CSF, a exposição/instalação sonora “Dançar um corpo de sons”, de João Bento, que pode ser vista até 30 de junho, de quarta a segunda-feira, das 15:00 às 20:00 (última entrada às 19:30). A entrada é gratuita.

No dia 25 de abril, às 21:30, tem lugar a antestreia de “Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio”, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, na OMT, com os bailarinos Sara Miguelote, Michele Simi, Beatriz Coelho e Lucia Marrodan.

A 27 de abril, às 21:30, estreia a “ΛƬSUMOЯI”, de Catarina Miranda, no TAGV. ATSUMORI é uma peça de dança para um quinteto e um palco luminoso.

Dia 28 abril, às 18:00, no Grande Auditório do Conventi São Francisco, vai subir ao palco “Distante — Paisagens, Máquinas, Animais”, com coreografia de Né Barros, música de Alexandre Soares e interpretação de Deeogo Oliveira, Beatriz Valentim, Bruno Senune e Vivien Ingrams.

A programaçã inclui, ainda, um ciclo de conversas, com entrada livre, que decorre paralelamente aos espetáculos e que tem início no dia 6 abril, às 17:15, com “Conversa após o espetáculo”, com Miguel Pereira, Pietro Romani, intérpretes do projeto RAMPA e Cláudia Galhós, na Black Box CSF.

No dia 10 de abril, às 18:30, com Romulus Neagu e Cláudia Galhós no bar do Teatro da Cerca de São Bernardo. Dia 20 de abril, às 18:00, é inaugurada, na Galeria Pedro Olayo Filho, a exposição de João Bento, seguida de conversa com o artista e Cláudia Galhós, no Café-Concerto do Convento São Francisco. E, por fim, a 24 abril, às 18:30, acontece a conversa com Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, Catarina Miranda, Né Barros e Cláudia Galhós, na tabacaria da Oficina Municipal do Teatro.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Filipe Carvalho, do Convento São Francisco

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE