Saúde

Coimbra dá formação em emergências obstétricas a médicos ucranianos

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 07-02-2024

O grupo de formação na área de Obstetrícia do Centro de Simulação da ULS Coimbra deu, nos últimos dias, formação na área das emergências em Obstetrícia a médicos ucranianos.

PUBLICIDADE

O desafio foi lançado pelo Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos (GAHOM), que solicitou à Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) que planeasse e realizasse uma formação, nesta área, para estes profissionais de saúde. Estiveram presentes na formação Alexander Pokanevych, Presidente da Kiev Medical University, e o general Carlos Lobato, médico e representante do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Portuguesas.

O curso “Emergências em Obstetrícia”, coordenado por Vítor Almeida, decorreu nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, e foi frequentado por um grupo de 11 médicos da Ucrânia e dois portugueses que participam em missões humanitárias em África e no Médio Oriente. No curso foram simulados cenários multidisciplinares de eventos críticos em contexto de Obstetrícia, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa e de uma unidade médica do exército português.

PUBLICIDADE

Em 2008 – depois de criado o Centro de Simulação Biomédica dos CHUC, por iniciativa do Serviço de Anestesiologia – foi organizado um grupo de trabalho englobando um especialista de Obstetrícia de cada maternidade de Coimbra (Fernando Jorge Costa, da Maternidade Daniel de Matos, e Isabel Santos Silva,

da Maternidade Byssaia Barreto) e cinco anestesiologistas (António Augusto Martins, Joana Carvalhas, Cláudia Alves, Margarida Gil e Conceição Martins), todos com formação específica em simulação biomédica. Desde então, o Centro de Simulação Biomédica, dirigido por Mafalda Martins, já realizou várias dezenas de cursos de simulação biomédica em contexto de Obstetrícia, a nível regional, mas também em vários hospitais do país, continente, ilhas e em Angola.

PUBLICIDADE

publicidade

Mafalda Martins refere que “esta é a terceira vez que o Centro de Simulação Biomédica dá resposta a um desafio formativo lançado pelo Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos”, acrescentando que “a primeira ação de formação decorreu no ano passado, em contexto de transporte de doentes críticos, e foram formados cerca de 16 médicos portugueses e luso-ucranianos que replicaram o curso realizado no CHUC na Ucrânia”. Desta vez, com o apoio do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos, e também com o patrocínio científico da Sociedade Europeia de Simulação, foram formados 11 médicos ucranianos. Segundo a diretora do Centro de Simulação, “estão a ser consideradas outras ações de formação em contexto de guerra para outros locais, estando o Centro de Simulação preparado para responder a estas necessidades formativas identificadas”.

A oferta formativa deste centro engloba cursos de complexidade variável, da baixa a alta fidelidade, para internos e especialistas, médicos e enfermeiros, incluindo as vertentes de Obstetrícia, Anestesiologia, Ginecologia, Cirurgia, Pneumologia, Medicina de Emergência, Pediatria, Cuidados de Saúde Primários e cursos transversais às diferentes especialidades. Dá também um importante apoio à formação em contexto de simulação em ensino na Faculdade de Medicina e Medicina Dentária e conta com profissionais de diversas especialidades, devidamente formados em contexto de simulação. “Para além das mais-valias na capacitação formativa, destaca-se ainda a colaboração científica com outros centros de simulação nacionais e o aval do Colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos”, refere Fernando Jorge Costa, um dos profissionais da equipa de formação, acrescentando que “este grupo tem uma vasta produção científica, vários protocolos nacionais e a coautoria do livro ‘Emergências em Obstetrícia’.”

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, afirma que “é um orgulho e uma satisfação ver que, fruto da sua experiência e know-how, as equipas da nossa ULS são requisitadas para dar formação internacional, especialmente, quando o desafio é um contexto tão complicado como o das emergências obstétricas em contexto de guerra”. O responsável sublinhou, ainda, que “a ULS Coimbra estará sempre disponível para colaborar em ações desta natureza, até porque a inovação, a investigação e a transferência de saber fazem parte do ADN da ULS Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE