Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Coimbra: Custo de vida elevado obriga a maior contenção (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 22-10-2022

O custo de vida não para de aumentar, o que leva as famílias a adotarem novas medidas de poupança. Os preços da energia e dos combustíveis são os que mais preocupam, assim como a contínua subida dos bens alimentares essenciais.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra esteve, este sábado (22 de outubro), na Feira dos 23, em Bencanta, na União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, em Coimbra, onde ouviu algumas das preocupações de alguns comerciantes e também de clientes.

O facto de o preço dos bens alimentares continuar a subir leva as famílias a ponderar na hora de escolher e, apesar de, na sua maioria, continuarem a comprar o que precisam, a verdade é que dizem que “acabaram os stock”. A incerteza e o elevado custo fazem com que vão comprando à medida das necessidades, sempre na expectativa de que na próxima ida às compras possam encontrar o que procuram mais em conta.

PUBLICIDADE

publicidade

Em casa, há também mais cuidados, sobretudo no que toca aos consumos da eletricidade. Desligar as luzes é um cuidado agora reforçado, assim como na alimentação a filosofia passa pelo lema “desperdício zero”.

Mais difícil de controlar são as subidas dos combustíveis. Apesar de imprevisíveis, as oscilações nos preços dificilmente agradam aos consumidores já que sobem sempre numa percentagem muito superior à da descida.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra ouviu dois comerciantes e ambos admitiram que têm procurado não mexer nos preços, apesar dos custos terem aumentado. Notam, contudo, que os clientes continuam a comprar. António Barbosa, comerciante do setor da fruta e produtos hortícolas, referiu que “ainda há muito poder de compra” e há “muitas pessoas que dão valor aos produtos bons”, não havendo “grande dificuldade em vendê-los”.

Paula Tavares, comerciante do setor têxtil, também não tem ainda grandes queixas em termos de negócio. Ajuda o facto de ter “clientes antigos”, bem como o “suplemento do Governo”, que veio dar às famílias mais alguma margem financeira. Só tem pena que não seja uma ajuda “para todo o ano”.

Do lado do cliente, parece haver mais contenção. Domingos Santos está reformado e considera que o custo de vida está muito elevado, sendo difícil “fazer face a todas as despesas”.

Dionísio Seco, também reformado, mostra-se preocupado com a constante subida dos preços. Apesar de recordar que já se viveram outras crises difíceis, como no tempo da troika, lamenta que a inflação atinja todos os setores, desde os combustíveis à alimentação.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com