Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra cria lugares de estacionamento para motociclos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-03-2021

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou hoje, em reunião do executivo, a criação e sinalização de lugares de estacionamento de motociclos no concelho para “criar alternativas ao estacionamento ilegal, em particular na zona da Baixa da cidade”.

PUBLICIDADE

Com esta medida, a autarquia pretende “melhorar a gestão do espaço urbano, permitir uma circulação mais fluída e segura e, ao mesmo tempo, menos poluente, nomeadamente na zona do Mercado Municipal D. Pedro V, Praça 8 de Maio e  Loja do Cidadão.

Segundo nota da Câmara Municipal, o “estacionamento de motociclos tem vindo a ser uma problemática em algumas das principais artérias da cidade de Coimbra, em particular na zona da Baixa. A facilidade de paragem, mesmo em locais desadequados para o efeito, tem sido uma constante, indicam os serviços municipais, sendo as zonas da Portagem,  Praça 8 de Maio e junto à Loja do Cidadão algumas das mais ocupadas por motociclos, condicionando os acessos pedonais nesses locais. Razões que levaram os serviços a apresentarem uma proposta de criação e sinalização de estacionamento para motociclos nos locais referidos, como uma alternativa viável ao estacionamento deste tipo de veículos.”

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo, revela, “passa por garantir melhores condições de circulação, fluída e segura, melhorar a gestão do espaço urbano, promover a utilização do transporte coletivo e da partilha do veículo automóvel, apresentando-se como uma solução menos poluente e mais benéfica para o ambiente. Os lugares de parqueamento deverão estar devidamente sinalizados no pavimento, fora das áreas pedonais, salvaguardando a segurança rodoviária, a preservação dos pavimentos e a proteção ambiental.”

Assim, foram idealizados os seguintes locais de estacionamento para motociclos: Mercado Municipal D. Pedro V, junto ao cais de cargas e descargas, um local próximo da Baixa e dos serviços; rua do Colégio Novo, na confluência da rua Fonte Nova com a rua Martins de Carvalho e rua do Colégio Novo, de modo a aproveitar o espaço que antecede a zona de estacionamento sujeita a pagamento, onde não é possível o estacionamento de veículos automóveis, mas sim o estacionamento de motociclos; rua Martins de Carvalho, uma alternativa de proximidade ao estacionamento realizado na Praça 8 de Maio, na confluência da rua Martins de Carvalho e da travessa Martins de Carvalho, na zona de acesso automóvel condicionado; Loja do Cidadão, igualmente uma zona de proximidade à Baixa, no largo das Olarias, junto à entrada pedonal para o estacionamento subterrâneo.

PUBLICIDADE

Esta medida prevê, ainda, a redução de dois lugares reservados para a Câmara de Coimbra, na zona do Mercado Municipal, bem como reverterá a favor da autarquia os quatro lugares reservados para a Portugal Telecom, junto ao edifício dos CTT, de modo a garantir e reforçar o número de lugares disponíveis nesta zona, servindo em proximidade os Paços do Concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com