Coimbra
Coimbra consigna projeto para tornar a Baixa mais digital e atrativa por mais de 400 mil euros

O projeto @Baixa Coimbra – “Bairros Comerciais Digitais” foi consignado no passado dia 17 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao agrupamento de empresas Helenos, SA e Tomi World, Lda, por um valor de 415.207,30 euros e com um prazo de execução de 120 dias.
O programa prevê a implementação de um sistema “click & collect” (clica e recolhe) para entregas no Bairro (através de cacifos públicos a instalar junto ao Mercado Municipal), a instalação de centros de informação digital (Mupis), de mobiliário urbano inteligente (Smart Benches/bancos inteligentes e mesas digitais infantis), potenciando o urbanismo tático e a requalificação de espaços públicos, e a integração de todos os verticais tecnológicos com a plataforma de gestão inteligente. O programa vai ser vai implementar na Baixa, numa zona que abrange o Mercado Municipal D. Pedro V, a Rua Simões de Castro, a rotunda Cindazunda, a Rua Ferreira Borges, a Portagem e a Estação de Coimbra A.
Deste modo, vão ser instalados 10 mupis, dos quais oito de duas faces e dois de uma, nove bancos digitais, duas mesas interativas infantis, um cacifo digital, em espaço exterior, uma plataforma de gestão de conteúdos, bem como vão ser feitas parametrizações e configuração das soluções, ações de formação das soluções e está previsto o suporte e manutenção das soluções tecnológicas.
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As mesas interativas vão ser colocadas no Museu Municipal de Coimbra, na Rua Ferreira Borges, e no Mercado Municipal D. Pedro V, onde também vai ser instalado o cacifo. Os bancos e mupis vão ficar na Portagem (beira rio e largo), Largo das Ameias, rotunda Cindazunda, junto à Loja do Cidadão, Jardim da Manga e junto ao Tumo. Vão ser, ainda, instalados mupis na Praça do Comércio, junto à Câmara Municipal, e junto ao Elevador do Mercado.
Os mupis vão disponibilizar informações diversas, designadamente programas, eventos e serviços. Pretende-se que funcionem como um guia para os visitantes e ajudem na navegação do espaço com diretórios atualizados que incluem conteúdos programáveis de acordo com as necessidades identificadas. Os mupis incluem sensores de monitorização ambiental, fornecendo dados passíveis de integração na Plataforma de Gestão Inteligente, cuja analítica contribuirá para tornar a gestão urbana mais eficiente e facilitar a tomada de decisões.
Por sua vez, os bancos inteligentes vão ser energeticamente autónomos e vão permitir o carregamento de smartphones, quer através de ligação USB, quer por wireless (ligação sem fios). Pretende-se que este tipo de mobiliário urbano torne o Bairro mais atrativo, incentivando os cidadãos a passar mais tempo nesta zona. Já as mesas interativas infantis vão ter um design apelativo e divertido, especificamente desenvolvido para os mais novos, e vão incluir jogos e aplicações educativas. Vão, ainda, possuir diversos jogos infantis, acesso a wi-fi e diretório de informação.
Por fim, o cacifo, a instalar no Mercado Municipal D. Pedro V, destina-se a ser utilizado pelos comerciantes para deposição das encomendas efetuadas pelos clientes do Bairro Comercial Digital. Esta solução técnica vai permitir oferecer um serviço self-service na receção das encomendas, por parte dos utilizadores do Bairro Comercial Digital, através da disponibilização de cacifos num espaço estratégico do Bairro. Desta forma, será possível a deposição e levantamento de encomendas, de qualquer dimensão, em compartimentos de diferentes tamanhos, a qualquer hora e/ou dia.
O projeto @Baixa abrange uma área de 24,5 hectares, com 836 estabelecimentos comerciais, dos quais 129 são espaços vagos, contemplando a Casa do Bairro e uma plataforma de venda ‘online’ que vai estar a funcionar este ano. É desenvolvido em consórcio pela CM de Coimbra, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo, sendo financiado em 1,23 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto visa a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum e a melhoria do espaço público.
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