Coimbra

Coimbra conclui Estratégia Local de Habitação. Investimento de 33 milhões na próxima década!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-12-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra concluiu a elaboração da Estratégia Local de Habitação (ELH) para a próxima década. O documento será analisado e votado na próxima reunião do executivo municipal e, se aprovado, remetido para aprovação da Assembleia Municipal. O documento estima sejam investidos 33 milhões de euros para a promoção e regeneração urbana, por exemplo, do coração da cidade, mas também para criar mais oferta de arrendamento através da construção e reabilitação de imóveis que permitam aumentar a oferta de habitação.

PUBLICIDADE

Coimbra | Imagem ilustrativa

A CM Coimbra já concluiu a ELH que se constitui como o elemento de suporte à elaboração, depois de aprovada pelos órgãos municipais, de uma candidatura a financiamento no âmbito do programa do Governo “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

A ELH de Coimbra foi definida para um horizonte temporal de 10 anos, define prioridades a curto, médio e longo prazo e estima um investimento de cerca de 33 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Em síntese, o documento define três grandes objetivos: (1) responder às carências habitacionais graves; (2) tornar o mercado mais acessível; e (3) reabilitar e requalificar o parque habitacional. Para responder a estas premissas, a CM Coimbra prevê, por exemplo, construir, até 2024, três novos empreendimentos municipais (em Santa Eufémia; na Fonte do Castanheiro; e na Estrada de Vale de Figueiras), mas também continuar com a requalificação dos bairros municipais, o que tem sido uma marca do atual executivo municipal. Recorde-se que o investimento do atual executivo na requalificação dos bairros municipais da Rosa, Conchada, Ingote e Celas já ascende a cerca de 11M€.

Esta ELH tem um caráter evolutivo e adaptativo de modo contínuo, contemplando as carências habitacionais existentes no seu território e cujo aperfeiçoamento culminará com a Carta Municipal de Habitação, conforme previsto na Lei de Bases da Habitação.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a concretização deste trabalho que procedeu ao diagnóstico das carências habitacionais em todo o território do concelho, e que contou com a participação das Comissões Sociais de Freguesia, de modo a garantir um retrato fiel da realidade local, a autarquia contratou um serviço especializado à Urbe – Núcleos Urbanos de Pesquisa e Intervenção, que representou um investimento de 17.217,54 euros.

Depois de aprovado pelo executivo municipal, o documento será remetido para análise e aprovação na próxima Assembleia Municipal de Coimbra. Depois da aprovação, a CM Coimbra poderá iniciar a elaboração da candidatura a financiamento no âmbito do programa do Governo “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE