Conecte-se connosco

Coimbra

Coimbra comemora Semana Europeia da Mobilidade com passeios e atividades desportivas e culturais

Publicado

em

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se, mais um ano, à Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora até 22 de setembro, promovendo um conjunto de atividades com o objetivo de consciencializar a sociedade civil para as questões da mobilidade sustentável. O tema desta edição de 2021 é “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, com o objetivo de “prestar homenagem às dificuldades sentidas pela Europa, e pelo mundo, ao longo da pandemia da COVID-19”, conforme orientações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O programa inclui passeios a pé e de bicicleta, atividades desportivas e culturais, viagem de comboio, um webinar sobre mobilidade sustentável e o debate “Será Coimbra ciclável?”, entre outras iniciativas.

A Semana Europeia da Mobilidade 2021 promete um programa repleto de iniciativas promotoras da mobilidade ativa, que impulsionem quer a saúde física como a saúde mental. São seis dias dedicados à mobilidade, com atividades que pretendem, por um lado, promover a reflexão e a discussão sobre esta temática, e, por outro, a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável. O tema foi pensado tendo em conta as dificuldades sentidas na Europa e no Mundo devido à pandemia da COVID-19, destacando-se as oportunidades de mudança resultantes desta crise sanitárias e a forma como as cidades e órgãos de administração estabeleceram respostas criativas e resilientes à pandemia.

No sábado, dia 18, a Associação Desportiva 4 Estações organiza a corrida Francisco Andrade, com partida da praia fluvial do Rebolim, às 18h00. 

O domingo vai ter atividades para todos os gostos. A Av. João das Regras vai estar fechada ao trânsito, das 09h00 às 19h00, para acolher uma completa mostra desportiva. Vai ser possível praticar várias modalidades, desde golfe, rugby, futebol, pentatlo moderno, judo badminton, kempo e outras artes marciais, atletismo e todas as atividades de um ginásio. O espaço vai acolher, ainda, uma feira de artesanato e a animação fica a cargo de grupos de concertinas. Para este dia, está ainda previsto o passaporte do ciclista, com diversas estações ao longo da ciclovia, representadas por entidades ou marcas, que vão distribuir merchandising, água ou, por exemplo, possibilitar a experimentação de trotinetas. Para quem completar o seu passaporte, a distribuir no local, haverá brindes a sortear, entre os quais uma bicicleta dobrável.

Na segunda-feira, é dia de viajar nos comboios urbanos de Coimbra por apenas um euro, numa campanha realizada pela CP – Comboios de Portugal. Já na terça-feira, o dia vai ser de debate, com o webinar “Mobilidade Sustentável: um compromisso com o futuro”, organizado pelo Instituto Politécnico de Coimbra, a começar às 9h15, com fim previsto para as 12h30. A Semana Europeia da Mobilidade termina na quarta-feira, dia 22, Dia Europeu Sem Carros, com um passeio de bicicleta pelas novas ciclovias da cidade, desde o Polo II da Universidade de Coimbra (UC) até ao Polo I. Uma iniciativa da UC, que organiza ainda o debate “Será Coimbra Ciclável?”, pelas 16h00, no Polo II. 

Programa:

18 de setembro (sábado)

Corrida Francisco Andrade, às 18h, com início na Praia do Rebolim.

19 de setembro (domingo)

Atividades diversas na Avenida João das Regras, que estará cortada ao trânsito das 09h00 às 19h00. Designadamente:

Atividade física ao ar livre com aulas de grupo promovidas pelo Ginásio PHIVE

Golfe Quinta das Lágrimas – área 5×5 para testes de tacadas de golfe – 1 praticante de cada vez com 1 técnico

Rugby Agrária – relva – 20 praticantes de cada vez com 2 técnicos

Rugby AAC – relva – 20 praticantes de cada vez com 2 técnicos

Casaense Futebol – campo para 3×3 com duas balizas 

Pentatlo Moderno – Pistolas laser com alvos (4/5m do alvo) – 2 praticantes de cada vez com 2 técnicos

Judo – tapete 10×10 com 15 praticantes de cada vez

Badminton – 10×10 rede com 4 praticantes de cada vez e 2 técnicos

Kempo – 20×20 – 15 praticantes de cada vez com 2 técnicos

Coimbra MMA – demonstração – 20×20 – 15 praticantes de cada vez com 2 técnicos

CPT Sobral de Ceira – treino de atletismo – 6 praticantes e 2 técnicos

Feira de artesanato

Animação com concertinas

 

Passaporte do Ciclista a decorrer das 10h às 19h, sendo que aos participantes que preencham a totalidade do passaporte será atribuído um brinde a recolher na “estação CMC”, as restantes Estações estão localizadas ao longo da ciclovia (margem esquerda) e serão dinamizadas por:

  • BIRD – com distribuição de merchandising e experimentação de trotinetas em circuito fechado
  • BOLT – com distribuição de merchandising e experimentação de trotinetas em circuito fechado
  • SRAM – com distribuição de merchandising e ação de reparação de bicicletas
  • MOOVIT – com distribuição de merchandising
  • SMTUC – com disponibilização de informação e venda de títulos 
  • ÁGUAS DE COIMBRA – com ações de marketing e disponibilização de ponto de água
  • CIM – com distribuição de merchandising
  • METRO MONDEGO – com distribuição de merchandising

 

20 de setembro (segunda-feira)

 “Um dia com o Comboio” – Organizado pela CP – Comboios de Portugal, que consiste numa campanha com a oferta de bilhete de ida e volta a 1€ nos comboios urbanos de Coimbra.

 

21 de setembro (terça-feira)

Webinar “Mobilidade Sustentável: um compromisso com o Futuro”, das 9h30 às 12h00, organização do Instituto Politécnico de Coimbra, com presença do Eng. Luís Costa Santos (SMTUC).

 

22 de setembro (quarta-feira)

Celebração do “Dia Europeu Sem Carros” com as seguintes atividades, organizadas pela Universidade de Coimbra:

“Descobrir Coimbra em Bicicleta”, com início à 14h, passeio de ida e de regresso Polo II – Polo I em bicicleta;

“Será Coimbra Ciclável?” – Mesa redonda, com início às 16h, no Instituto de Investigação Interdisciplinar (Casa Costa Alemão-Polo II), com transmissão online, com a participação dos convidados:

– Professor Amândio Santos da FCDEF

– Professores Álvaro Seco e Anabela Ribeiro do DEC da FCTUC

– Arquiteta Paisagista da CM Coimbra, Joana Sobral 

– Representante do núcleo de estudantes de Engenharia Civil

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade