Coimbra

Coimbra com “forte presença” na Web Summit 2021

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-11-2021

 

PUBLICIDADE

Os vereadores da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Miguel Fonseca e Carlos Lopes, vão estar presentes amanhã na Web Summit 2021, um dos mais importantes eventos mundiais de empreendedorismo e inovação, que este ano regressou ao formato “físico” e se encontra a decorrer, até quinta-feira, em Lisboa,anunciou hoje a autarquia local.

Os vereadores vão ser recebidos por uma comitiva de representantes das várias startups e empresas do concelho que estão a expor na Web Summit 2021 e têm já uma agenda preenchida com encontros e reuniões, entre as quais com a agência de promoção e atração de investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro (a Invest Rio). O dia termina com um jantar informal realizado por empresários e empreendedores de Coimbra.

PUBLICIDADE

A Web Summit 2021 teve início ontem em Lisboa, em formato “físico”, depois de um ano em que a pandemia obrigou a que se realizasse apenas online. Trata-se, pois, de um dos mais referenciados eventos mundiais de empreendedorismo e inovação, que está de regresso a Lisboa, colocando Portugal, mais uma vez, na agenda mundial da discussão tecnológica, reunindo os melhores especialistas da área, nas suas mais diversas funções. A organização espera receber cerca de 40 mil pessoas, um número ainda assim condicionado pelas restrições da pandemia COVID 19. O evento deverá acolher, segundo a organização, cerca de 700 oradores, 1250 startups, 1500 jornalistas e 700 investidores.

A Web Summit é, pois, um evento de referência para o novo executivo da CM Coimbra, que tem como áreas de ação política prioritárias a captação de investimentos criadores de emprego e a promoção do desenvolvimento económico, do empreendedorismo e da inovação. “Durante estes dias, Portugal marca a agenda mundial da tecnologia e da inovação, e Coimbra – que, como sabemos, tem um forte cluster nesta área – deve apostar na sua presença”, considera o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da autarquia, Miguel Fonseca. “É importante ir ao terreno, conhecer o que de melhor se faz lá fora, trabalhar a nossa rede de contactos, estar com os nossos embaixadores nesta área da tecnologia e inovação, as startups e empresas da cidade”, argumenta.

PUBLICIDADE

publicidade

A CM de Coimbra vai, assim, estrear-se oficialmente no Web Summit e visitar as várias startups e empresas do concelho que registaram a sua participação na APP do evento e que representam, assim, o cluster tecnológico da cidade. Estarão presentes a Buildtoo, Cityoo, Cre-mar, Mobleet, MyDataManager, Neuraspace, Oreyeon, Penthack, Primelayer, Spotlite, Stratio, United Boutiques e Youship. De referir que, destas, a Cityoo e a United Boutiques foram selecionadas para integrar o lote das 65 mais promissoras startups no programa Road 2 Web Summit. Importa ainda salientar que, depois de Nuno Sebastião (CEO da Feedzai) ter aberto a conferência com Stephen Hawking em 2017 e Rui Sales (COO da Stratio) ter subido ao palco principal na edição de 2019, este ano Ana Catarina Gomes da CBR Genomics é uma das oradoras. 

 “O novo executivo da Câmara de Coimbra considera fundamental a aproximação da autarquia às startups e empresas do concelho, aos empresários e empreendedores, à Universidade de Coimbra, ao Instituto Politécnico de Coimbra, ao Instituto Pedro Nunes e a todas as demais instituições detentoras de conhecimento avançado disponível para as empresas”, considera, ainda, o vereador Miguel Fonseca, revelando mesmo que “a Câmara está a organizar uma participação inédita no Portugal Smart Cities [que vai decorrer de 16 a 18 de novembro na FIL, em Lisboa], que passa pela presença conjunta das startups e empresas do concelho e de todas essas instituições da cidade num stand conjunto”. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE