Coimbra

Coimbra com “232º Celsius”. São 70 obras ligadas à memória, fogo e palavra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-11-2022

A exposição de arte “232º Celsius” organizada pelo Coletivo Pescada nº5 pode ser vista nas antigas instalações da Coimbra Editora, em Coimbra, até 13 de novembro.

PUBLICIDADE

O evento conta com uma variedade de manifestações artísticas criadas por pessoas de diferentes idades, cidades, países e formações que resultam numa mostra de 70 trabalhos das áreas da fotografia, desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo e performances, que estabelecem um diálogo com o espaço da Coimbra Editora e com Fahrenheit 451, o romance de Ray Bradbury e o filme de François Truffaut.

Nas representações artísticas relacionadas com a “memória”, os artistas mergulham nas suas recordações e relembram memórias falsas que estão relacionadas com a perceção que se tem quando se pensa numa situação vivida. Já no tema “fogo”, a ideia das instalações é mostrar a propriedade que o fogo tem de conseguir destruir objetos. Na “palavra” foi pensado na parte escrita em papel, de forma artesanal e mecânica, dialogando sempre com a oralidade.

No domingo, 13 de novembro, a exposição está aberta ao público das 15:00 às 18:00. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

As antigas instalações da editora encontram-se na Rua Arnado, nº15. Este evento decorre com o apoio da Critical Software que é a atual proprietária do edifício.

O romance Fahrenheit 451 conta a história de um bombeiro onde o seu emprego consiste em destruir livros proibidos e as casas onde esses livros estão escondidos. Guy Montag nunca questiona a destruição causada, e no final do dia regressa para a sua vida apática com a esposa, Mildred, que passa o dia imersa na sua televisão. Um dia, o bombeiro conhece a sua vizinha Clarisse e é como se uma lufada de ar fresco. Ela dá-lhe a conhecer ideias expressas em livros. Quando conhece um professor que lhe fala de um futuro em que as pessoas podem pensar, Montag apercebe-se do caminho atribulado que tem à sua frente.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo do NDC da exposição “232º Celsius”:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE