Coimbra

Coimbra: CHUC obrigado a recorrer a camas em duas unidades externas para aliviar internamento

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-01-2021
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra vai recorrer a camas externas em “duas unidades disponíveis para receber doentes covid positivos para aliviar a pressão no internamento”  revelou hoje a administração do CHUC ao Notícias de Coimbra.

Questionado sobre se será necessário recorrer a camas em instituições fora do hospital, como unidades privadas, IPSS, “hospitais de campanha”, entre outros, o CHUC confirma que vai recorrer a outras instituições, “em articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro”.

PUBLICIDADE

“Em articulação com a ARSC, há duas unidades disponíveis para receber doentes  positivos o que vai contribuir para aliviar a pressão no internamento” revela o CHUC ao NDC.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra abriu hoje mais uma enfermaria para doentes estáveis com covid-19 no pólo HUC, mas a taxa de ocupação das enfermarias  já está nos 96%. Das 28 novas camas para doentes estáveis, apenas uma estava disponível esta tarde, disse ao Notícias de Coimbra o  CHUC.

PUBLICIDADE

publicidade

A ocupação das unidades de cuidados intensivos situa-se nos 89 por cento. Numa lotação de 54 camas estão 48 ocupadas revela o CHUC em resposta ao Notícias de Coimbra.

O CHUC confirma um aumento das urgências nos dois pólos, Hospital Geral (HG ou Covões) e Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

PUBLICIDADE

Os responsáveis hospitalares de Coimbra, que têm vindo a reconhecer a falta de profissionais para responder ao aumento de doentes, afirmam hoje que “os recursos estão  a ser adaptados às necessidades”.

O presidente do Conselho de Administração do CHUC disse, há cerca de uma semana, que os números de ocupação das enfermarias e UCI são dinâmicos, mas realçou na altura que a capacidade dos hospitais “não é elástica”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE