A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai celebrar o Dia Internacional dos Museus, amanhã, com um programa cultural presencial e online. A entrada será gratuita nos três núcleos do Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto – e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, estando programadas algumas iniciativas para estes espaços museológicos.
A CM Coimbra vai assinalar, mais um ano, o Dia Internacional dos Museus, desta vez sob o tema “Futuro – Recuperar Reimaginar”. Para isso, a autarquia promove um conjunto de atividades programadas para os diferentes públicos do Museu Municipal, com o objetivo de estimular o conhecimento dos acervos disponibilizados nos seus distintos núcleos, assim como no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Todo os espaços estão localizados no centro histórico da cidade, fator que cativará o público a fazer um périplo pelos quatro equipamentos municipais.
PUBLICIDADE
Desta forma, amanhã a entrada será gratuita em todos os núcleos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, nos respetivos horários de funcionamento, que são os seguintes: Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais) e Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, das 10h00 às 18h00; Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada) e Torre de Anto (Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra), das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.
No que diz respeito à oferta online, a autarquia propõe a iniciativa “Em Família”, que vai decorrer até 16 de junho na página do Facebook do Museu Municipal de Coimbra.
A CM Coimbra assegura as necessárias medidas de segurança para controle da pandemia COVID-19.
Programação presencial
Edifício Chiado, Coleção Telo de Morais
10h30 | Jogo de tabuleiro “Descobrir o Museu Municipal”
Disponibilização, em estreia, do jogo de tabuleiro “Descobrir o Museu Municipal”, numa versão de 3m x 4m, onde os participantes são os próprios peões do jogo. Esta ferramenta pedagógica permite a aquisição de conhecimentos sobre os diferentes núcleos do Museu Municipal de Coimbra, em contexto lúdico. O jogo gigante continuará disponível para o público escolar, no âmbito do Serviço Educativo do Museu Municipal.
Público-alvo: infantojuvenil (inscrição obrigatória: 239840754; Mín. 5; Máx. 10).
15h00 | “Música no Museu”
Concerto pela Orquestra Sem Fronteiras, que será comentado e ilustrado por um especialista em História da Arte, cujo programa a interpretar dialoga com a Coleção Telo de Morais. A iniciativa resulta de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro. Para quem não possa comparecer presencialmente, poderá assistir em tempo real via Facebook e Youtube do Município.
Público-alvo: geral (inscrição obrigatória: 239840754; Mín. 5; Máx. 10)
Centro de Arte Contemporânea de Coimbra
16h30 | Visita à exposição “De que é feita uma coleção? Fluxo e Metamorfose”
Visita acompanhada por José Maçãs de Carvalho, curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra
Público-alvo: geral (inscrição obrigatória – 239828052; Mín. 5; Máx. 10)
Programação online
18 de maio a 16 de junho | “Em Família”
Projeto enquadrado no atual contexto pandémico que promove a permanência dos cidadãos, o mais possível, em contexto familiar. “Em família” pretende dar uma perspetiva da Coleção Telo de Morais mostrando os vínculos familiares entre alguns dos artistas presentes no Museu. O objetivo é divulgar, através da página de Facebook do Museu Municipal (https://www.facebook.com/museumunicipaldecoimbra), uma família por semana. Com início no Dia Internacional dos Museus, a iniciativa prolonga-se até junho apresentando, todas as quartas-feiras subsequentes, até ao dia 16 de junho, uma nova família.
PUBLICIDADE