Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra celebra Dia Mundial do Ambiente na praia fluvial do Rebolim

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-06-2021

A Câmara Municipalde Coimbra vai comemorar o Dia Mundial do Ambiente no fim de semana de 5 e 6 de junho, com três atividades de sensibilização e consciencialização ambiental, que vão decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, na praia fluvial do Rebolim, que este ano já tem  Bandeira Azul.

PUBLICIDADE

“A Ponta do Iceberg”, “Ecospot” e “Zoourbanidade” são os nomes das iniciativas que serão desenvolvidas pela SUMA, no âmbito de um contrato celebrado com a autarquia. Recorde-se que a praia fluvial do Rebolim tem sido alvo de intervenções de beneficiação e valorização por parte da CM Coimbra e também por isso tem atraído, cada vez mais, visitantes ao local.

No dia 5 de junho , sábado, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Câmara de Coimbra decidiu, este ano, apostar em iniciativas para assinalar a data e também noutro local fora das escolas, como habitualmente, e escolheu a praia fluvial do Rebolim.

A “Ponta do Iceberg” é uma das três iniciativas que aborda a questão da poluição marítima (cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra) e da saúde pública, nomeadamente através da contaminação da cadeia alimentar humana.

Serão abordadas temáticas como a manutenção da limpeza urbana e o correto encaminhamento de pequenos resíduos, como pontas de cigarro ou tampas de garrafas. A atividade será realizada no areal, junto da população, por um técnico de sensibilização e dois animadores mascotes (Beata e Garrafa de Plástico). S

Serão distribuídos sacos de algodão para a população adulta e braçadeiras para as crianças com informações sobre a problemática da poluição marítima e dos solos.Paralelamente, será instalada a estrutura “Beatas v/s Caricas”, que incluirá um registo de votação como fator de incentivo à correta deposição de beatas e caricas nestes locais, dando assim enfoque à prevenção destas tipologias de resíduos altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais.

PUBLICIDADE

O “Ecospot” é um pequeno auditório que será instalado no areal, e o raio de ação desta campanha estende-se pela sua zona envolvente, através de placas colocadas no seu perímetro, destinadas a orientar os alvos para a participação no programa de atividades, e almofadões e lonas dispostas no areal.

Com mensagens e dados quantitativos que alertam para a importância do acondicionamento e deposição de resíduos, a fim de prevenir perigos de contaminação e poluições ambientais, a campanha foca-se na sensibilização para a tomada de consciência da relação causa-efeito entre o comportamento adotado na gestão individual dos resíduos e a qualidade da água balnear e de vida de diversas espécies fluviais.

Por último, a “Zoourbanidade” é a mais recente unidade móvel de sensibilização ambiental da SUMA, com inspiração no reino animal, e explora, através de metáforas inspiradas nos comportamentos da “bicharada”, conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.

A “Zoourbanidade” é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório; uma zona de exploração multimédia; e uma zona de exploração sensorial. Há ainda uma bancada da cidadania, onde as crianças poderão recomendar “propostas de ação ao Ministro do Ambiente”. A ação será desenvolvida em regime livre, salvaguardando todas as condições de segurança sanitária impostas pela pandemia COVID-19 (número limitado de participantes no interior, desinfeção de espaços e disponibilização de álcool gel nas entradas).

As iniciativas vão decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, dos dias 5 e 6 de junho, isto é, sábado e domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com