Coimbra

Coimbra celebra a Língua como ponte que aproxima povos e culturas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-09-2022

Coimbra celebra, esta segunda feira (26 de setembro), o Dia Europeu das Línguas com um programa muito diversificado que pretende sensibilizar para a importância da Língua enquanto ponte que aproxima povos e culturas.

PUBLICIDADE

Workshops de língua gestual portuguesa, sessões de leitura encenada, teatro infantil, música e stands expositivos são algumas das atrações do programa que está a decorrer, desde sábado, na margem esquerda do Parque Verde.

Esta segunda feira de manhã realizou-se a sessão institucional que, para além dos representantes das entidades promotoras, contou com a presença de largas dezenas de crianças de escolas do concelho.

PUBLICIDADE

Para Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, este é “um dia inédito para Coimbra” e para a região. “Mais do que nunca temos que promover a Língua portuguesa e todas as outras como uma forma de união entre os povos. Enquanto cidadão da Europa vejo a Língua como um dos fatores mais importantes para promover a igualdade e a democracia entre todos”, sublinha.

O presidente da CIM da Região de Coimbra explica que esta “ponte” que é a Língua, que “nos aproxima e que faz parte do nosso património imaterial, deve ser valorizada por todos, já que “preserva o nosso legado histórico”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, mostrou-se “muito contente” por ver tantas crianças a celebrar a data no Parque Verde. Num diálogo divertido, envolveu os mais novos nas celebrações, sensibilizando-os para a grande diversidade de Línguas e culturas existentes nos 27 países da União Europeia (UE).

“Ao celebrarmos o Dia Europeu das Línguas estamos a comemorar toda essa diversidade cultural que nos une e a riqueza que temos na Europa, por sermos todos diferentes mas por conseguirmos comunicar”, disse, recordando que esta data é comemorada desde 2001 neste território onde “existem 24 Línguas oficiais mas onde se falam mais de 200”.

Ana Cortez Vaz, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, sublinhou a importância das Línguas na “construção de pontes”, enquanto elo de aproximação entre os povos.

A eurodeputada Lídia Pereira, que participou na sessão através de videoconferência, destacou o papel que a Língua tem no “aproximar das pessoas”, ideia que foi também reforçada por Mário Queiró, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Leituras encenadas, poemas e sessões informativas são algumas das atividades que vão decorrer ainda durante a tarde desta segunda feira, último dia do Encontro Europeu das Línguas.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE