A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do executivo de setembro, a proposta de celebração de um protocolo de colaboração com a empresa Millwood Digital Studios, que prevê a cedência, a título gratuito, de um imóvel municipal situado na Rua Arco de Almedina, para instalação de uma atração turística imersiva no centro histórico da cidade. A
O projeto “Coimbra House of Secrets” propõe a instalação de uma experiência permanente de caráter cultural e turístico, baseada em conteúdos relacionados com episódios e figuras da história local, utilizando tecnologias imersivas. Segundo a informação técnica, trata-se de uma proposta enquadrada nas áreas de atuação previstas para os setores do turismo e da cultura.
A cedência do espaço terá a duração de cinco anos, automaticamente renovável, e o apoio municipal estimado, correspondente ao valor locativo do imóvel, é de 67.500 euros. O valor resulta do valor mensal estimado de 1.125 euros multiplicado pelo número de meses de duração inicial previstos.
PUBLICIDADE
O protocolo define contrapartidas de interesse público, nomeadamente entradas gratuitas para trabalhadores municipais, instituições sociais e população sénior, bem como a realização de visitas de estudo para escolas do concelho. Está igualmente previsto o acesso ao plano de formação artística da entidade promotora, para trabalhadores da autarquia que o pretendam.
De acordo com o parecer jurídico anexo ao processo, a proposta enquadra-se nas atribuições legais do Município no domínio cultural.
PUBLICIDADE