Coimbra

Coimbra capital…da BD

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-02-2016

A iniciativa cultural Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada, que vai decorrer de 3 a 6 de março, na Casa Municipal da Cultura, foi hoje apresentada nos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

bd

Trata-se de um evento organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com o apoio da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e da livraria Dr. Kartoon, que pretende promover a Banda Desenhada (BD), e outras atividades associadas a esta arte, e colocar Coimbra no circuito nacional de eventos de BD.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vão ser quatro dias de grande animação, em que as pessoas se divertem, mas também aprendem”, salientou a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, sublinhando que esta primeira edição “tem todos os ingredientes para ser um sucesso”.

Coimbra é, há muitos anos, uma cidade que cultiva o gosto pela BD e onde existe mesmo um número considerável de fãs desta arte. Um culto que possibilita a existência de uma livraria dedicada exclusivamente à BD, a Dr. Kartoon, desde 1998, e um programa de rádio da RUC, o Geek Freak, que lhe dedica algumas das suas horas mensais.

PUBLICIDADE

A arte da BD tem, assim, espaço e inúmeros seguidores em Coimbra e, na opinião da vereadora Carina Gomes, “já merecia um evento que lhe fosse dedicado”. “Faz parte do nosso espírito eclético não organizar só eventos para grandes massas. Este é um nicho mais restrito, mas que tem o seu público”, considerou a autarca.

O evento cultural que se estreia este ano, pelas mãos da CMC,  é para continuar. “Queremos realizar esta mostra todos os anos e que ela cresça. Qualidade já tem, mas que cresça ainda em quantidade, com mais expositores e mais visitantes”, referiu a vereadora da Cultura, informando os jornalistas que ainda estão abertas as inscrições para a Mesa de Artistas, uma da atividades permanentes do programa, que tem como objetivo a realização de desenhos ao vivo, a apresentação e a venda de trabalhos, na sua maioria originais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE