Coimbra

Coimbra: Candidaturas abertas para a Escola de Queijeiros na Escola Superior Agrária até 12 de setembro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-08-2021

Encontram-se abertas, até ao próximo dia 12 de setembro, as candidaturas para a Escola de Queijeiros na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC), com foco na Região com Denominação de Origem Protegida (DOP) Rabaçal.

PUBLICIDADE

À semelhança da Escola de Pastores, a Escola de Queijeiros trata-se de uma ação formativa integrada no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” e embora vá já para a 2.ª edição, será a primeira vez que será ministrada na ESAC. O seu objetivo é capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP na Região do Rabaçal.

A formação tem uma carga horária total de 80 horas, distribuídas por 40 horas de componente teórica (Introdução à produção de queijos; boas práticas de fabrico na produção de queijo; segurança alimentar) e igual número de horas de componente prática (Queijaria com fabrico de queijo com DOP), prevendo-se o seu início a 27 de setembro de 2021 e o término em outubro de 2021.

PUBLICIDADE

publicidade

Podem candidatar-se ao ingresso na Escola de Queijeiros todos os detentores da escolaridade mínima obrigatória. São ainda condições preferenciais: ter entre 18 e 40 anos de idade e ter habitação primária na área geográfica da Região DOP do Queijo Rabaçal: parte dos concelhos de Condeixa-a-Nova (Freguesias de Condeixa-a-Velha, Ega, Furadouro, Vila Seca e Zambujal), Penela (Freguesias de Cumieira, Espinhal, Santa Eufémia e S. Miguel de Penela, Podentes e Rabaçal), Ansião (Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira, Pousaflores, Santiago da Guarda e Torre de Vale Todos), Pombal (Abiul, Pelariga, Pombal, Redinha e Vila Chã), Soure (Freguesias de Degracias, Pombalinho e Tapeus) e Alvaiázere [Freguesias de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria, Pelmá, Pussos (lugar de Loureira), Rego da Murta (lugar de Relvas e Ramalhal)].

Para além disso, serão valorizados o facto de ser empreendedor com projeto de instalação ou de ampliação do seu projeto em exploração na Região Centro, de ser empreendedor instalado na Fileira do Queijo na Região Centro, ou de ter frequentado com sucesso a Escola Pastores.

PUBLICIDADE

O número limite de vagas na Agrária de Coimbra é de 10, aplicando-se também às formações que decorrerão simultaneamente nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e de Viseu. Para mais informações, os interessados poderão consultar o site da ESAC, em www.esac.pt, ou contactar através do número 239 820 940.

As inscrições deverão ser formalizadas através do formulário disponível em https://forms.gle/PrMXcXiddR8tucnD6, presencialmente ou junto do INOVCLUSTER, para o e-mail geral@inovcluster.pt ou para o número de telefone 272 349 100.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE