Cidade

Coimbra candidata Rebolim a praia fluvial para 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-12-2020

 A Câmara Municipal (CM) de Coimbra candidatou o acesso ao rio Mondego no Rebolim à identificação de água balnear e à qualificação da zona como praia de fluvial para 2021. Um espaço que, devido às suas qualidades ambientais e paisagísticas e ao conjunto de intervenções de beneficiação realizadas pela autarquia (melhoria de acesso, limpeza do areal e desmatação da vegetação infestante, parque de merendas, recinto para estacionamento automóvel, requalificação ambiental da zona ribeirinha, criação de infraestruturas de apoio, entre outras), tem vindo a ganhar protagonismo junto da população de Coimbra, nomeadamente para a realização de atividades de convívio e lazer. A candidatura foi sugerida pela Agência Portuguesa do Ambiente, que irá agora analisar o pedido para que o Rebolim tenha oficialmente uma área de praia de 5000m2.

PUBLICIDADE

O assunto vai à próxima reunião do executivo municipal, de 9 de dezembro. A sugestão foi efetuada pela APA/ARH Centro e aceite pela CM Coimbra, que elaborou um documento técnico para a candidatura da massa de água do rio Mondego no Rebolim à identificação de água balnear e à qualificação da zona como praia de banhos já em 2021. O objetivo passa, agora, pela aprovação da candidatura e manutenção das condições necessárias (infraestruturas e equipamentos) para a prática balnear no Rebolim. A massa de água a identificar terá uma frente de praia de 100m, por 50m dentro da linha de água, para uma área total de 5000m2. A área de banhos é delimitada na margem por duas bandeirolas e na massa de água por uma estrutura de boias que definem o perímetro. A área da praia tem uma frente contígua à de banhos de 100m, por 53,7m de largura, num total de 5370m2.

PUBLICIDADE

publicidade

Na candidatura, a autarquia estabelece que o período de época balnear será de 1 de junho a 30 de setembro de 2021 e o período de vigilância diária da praia das 10h00 às 19h00, tal como já aconteceu no verão de 2020. A vigilância e assistência a banhistas será assegurada por dois nadadores-salvadores, de acordo com a legislação em vigor e devidamente certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos – ISN, e respetivos meios de socorro. 

Refira-se que a CM Coimbra tem realizado um conjunto de intervenções de beneficiação do Rebolim e que, atualmente, a zona conta com acessos, estacionamento (269 lugares, com 8 lugares para cidadãos portadores de deficiência), sinalética direcional e informativa, sanitários (incluindo para cidadãos portadores de deficiência), parque de merendas e estrutura de apoio à praia e aos nadadores-salvadores, bem como 100 árvores em alvéolo florestal do Rebolim até à Ponte da Portela e 70 no parque de estacionamento. A área dispõe, ainda, de todos os materiais e equipamentos de vigilância e prestação de salvamento, socorro a náufragos e assistência a banhistas. E, não menos importante, a avaliação da qualidade da água está em conformidade para o uso balnear.

PUBLICIDADE

Recorde-se que o acesso ao rio Mondego no Rebolim, perto da Quinta da Portela, tem sido requalificado pela CM Coimbra desde 2019. Primeiro foram melhorados os acessos, depois foi realizada limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, mas também pneus abandonados. Foram criadas também infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água e uma zona ordenada para estacionamento. Um investimento que só foi possível depois de, em julho do ano passado, a CM Coimbra ter adquirido um terreno com cerca de 15.000 m2 de área contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80.000 euros.

Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, como a requalificação da zona de estacionamento ordenado, a instalação de novos sanitários e de iluminação pública. A zona ganhou popularidade e começou a ser fortemente procurada pelos cidadãos, tendo a autarquia garantido, já este verão, a vigilância da praia um por nadador-salvador devidamente credenciado. 

A ligar o Rebolim existe ainda um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE