Coimbra

Coimbra: Baden-Powell volta a ter a “cabeça no sítio” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-06-2021

A Câmara Municipal de Coimbra repôs hoje, em Santa Clara, mais concretamente na rotunda de Jericó, o busto de Robert Baden-Powell, vulgarmente conhecido como “Pai dos Escuteiros”, depois de a antecessora obra ter sido alvo de vandalismo em junho do ano passado, altura em que “perdeu a cabeça” como consequência da ação danosa.

PUBLICIDADE

O busto original de Robert Baden-Powell, fundador mundial do escutismo, foi inaugurado em 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santa Clara e do Corpo Nacional de Escutas, através do Agrupamento 162 Santa Clara. 

Quanto aos atos de vandalismo ocorridos em junho de 2020, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, classificou-os como “vis” e próprios de “falta de princípios civilizacionais”.

PUBLICIDADE

publicidade

O busto original foi concebido por Armando Martinez e o renovado também foi encomendado pela autarquia ao mesmo artista, que hoje assistiu à reposição da sua obra.

Manuel Machado disse ao NDC que “a tolerância e o respeito têm que ser palavras de ordem em Coimbra” e que, por isso, o “Pai dos Escuteiros não tendo sido um homem perfeito, foi impulsionador de coisas que ao longo de um século nós constatámos que deu frutos e que os frutos são positivos”.

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia de Coimbra exaltou valores defendidos por Baden-Powell  como “a educação para o civismo, para a solidariedade, para o respeito e para com o ambiente e a natureza”.

Também o presidente da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, realçou a importância deste ato simbólico enquanto forma de “homenagem a todos os escuteiros de Santa Clara” e destacou o “belíssimo trabalho” que os mesmos desempenham na vertente pedagógica que desenvolvem junto das crianças e dos mais jovens.

 

Como não podia deixar de ser, os escuteiros e o seu trabalho tiveram total destaque neste ato simbólico, e o representante regional de Coimbra dos escuteiros, Luís Coelho, explicou que esta reposição é justa e que nada mais é do que uma forma de “fazer a correta homenagem ao que foi o nosso fundador, que criou um moviemento que visa criar cidadãos responsáveis para o mundo e portanto não é à toa que estamos a celebrar 95 anos de existência na região”.

 

O representante dos escuteiros lamentou os atos de vandalismo que o busto sofreu e acrescentou que nesse período o sentimento que causou em alguns elementos do movimento escutista foi de “desalento”.

O busto original foi restaurado pelo escultor “na medida do possível”, como descreveu Manuel Machado, para ser “documento para memória futura” foi doado ao agrupamento de escuteiros de Santa Clara.

Pode ver na íntegra o vídeo da inauguração do novo busto de Robert Baden-Powell:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE