Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra atribui nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-10-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra atribuiu hoje o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, a segunda maior sala deste centro cultural e de congressos gerido pelo município. A sessão contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, decorrendo no âmbito das celebrações de evocação e homenagem ao Patrono do Exército Português, organizadas pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército Português e Brigada de Intervenção.

PUBLICIDADE

Coimbra foi a primeira capital de Portugal e é onde estão sepultados os dois primeiros reis – na Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Nesse sentido, a Câmara Municipal atribuiu hoje o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, o centro cultural e de congressos da cidade.

O objetivo passa por homenagear D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, promovendo também o concelho de Coimbra como antiga capital do reino. Uma aposta do executivo municipal, empossado na passada segunda-feira, em desenvolver e reestruturar a oferta turística municipal em torno deste facto histórico e do Património Mundial da Humanidade.

Esta ação da autarquia decorre no âmbito das celebrações de evocação e homenagem ao Patrono do Exército Português, organizadas pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército Português e Brigada de Intervenção.

As celebrações do Dia do Exército, comemorado no dia 24 de outubro – apesar deste ano as evocações serem a dia 23 de outubro – pretende assinalar a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e Patrono do Exército.

Nestas comemorações participOU o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, que foi recebido pelo presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, nos Paços do Concelho, esta manhã. Seguiram-se as cerimónias de evocação e homenagem ao Patrono do Exército – D. Afonso Henriques, com a colocação da espada e deposição de coroa de flores no seu túmulo, na Igreja de Santa Cruz, onde decorreu depois uma celebração eucarística.

PUBLICIDADE

Veja os vídeos dos diretos NDC:


Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com