Cidade

Coimbra associa-se ao mês da prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-04-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se ao mês da prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens, assinalado em abril, com a 12º Campanha do Laço Azul, tendo como símbolo o laço azul em vários locais emblemáticos municipais. O objetivo é sensibilizar toda a comunidade para os maus-tratos na infância e na adolescência. Um seminário com o intuito de “promover mentes saudáveis” faz também parte do programa da autarquia para assinalar a data.

PUBLICIDADE

Em Coimbra, durante o mês de abril, decorre a 12ª Campanha do Laço Azul, com várias iniciativas do Município e da Rede de Parceiros, bem como diversas entidades da comunidade. A Campanha do Laço Azul pretende sensibilizar toda a comunidade para os maus-tratos na infância e na adolescência, através do símbolo laço azul, que este ano foi colocado em diversos locais municipais: o Salão Nobre da CM de Coimbra, a fachada Edifício da PSP onde se situa a Divisão de Intervenção e Ação Social e Educação e a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a Casa Municipal da Cultura e o Convento de São Francisco.

A autarquia pediu ainda a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas, que prontamente aderiram à campanha, sensibilizando os alunos e construindo laços azuis nos mais variados formatos e com diversos materiais. Por sua vez, as Águas de Coimbra associam-se também à iniciativa, dando a tonalidade azul à fonte cibernética do Mondego.

PUBLICIDADE

A par desta iniciativa, estão ainda previstas outras atividades. O seminário “Promover Mentes Saudáveis”, agendado para o dia 20 de abril, que será realizado online através da plataforma Zoom, mediante inscrição (o link será disponibilizado em breve).

Está iniciativa está inserida na Campanha Regional “Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens”, promovida pela Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da ARS Centro, e que integra diversos parceiros, entre os quais: Município de Coimbra, CPCJ de Coimbra, Cáritas Diocesana de Coimbra, Ministério Público da Comarca de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto de Segurança Social, Casa dos Pobres, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto, Instituto de Apoio à Criança, Instituto Português do Desporto e Juventude Coimbra, Liga dos Pequeninos, Associação Sorriso – Ninho dos Pequenitos, Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em risco e Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, entre outros.  

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) teve início em 1989, nos Estados Unidos da América, sendo a sua promotora Bonnie Finney que amarrou uma fita azul à antena do seu automóvel, com o intuito de sensibilizar a comunidade para os maus-tratos que a sua neta era alvo. De acordo com o descrito por Bonnie Finney, este ato pretendeu reportar os maus-tratos severos de que a sua neta havia sido alvo, bem como o facto de outro neto ter falecido na sequência de maus-tratos.  A utilização da fita de cor azul, segundo Bonnie Finney, tem como objetivo relembrar as nódoas negras nos seus netos e alertar para a necessidade de proteger as crianças contra os maus-tratos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE