Coimbra

Coimbra assinala Dia da Juventude com um objetivo

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 10-08-2025

A Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Internacional da Juventude, que se celebra na próxima terça-feira, dia 12 de agosto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O programa de atividades tem lugar na Praia Fluvial do Rebolim e está centrado no tema “Ações da Juventude pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e além” — o mote definido este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esta efeméride.

PUBLICIDADE

Ao longo de todo o dia, os participantes vão poder usufruir de várias atividades lúdicas, desportivas, ambientais e informativas, dinamizadas por 16 associações juvenis do concelho, por serviços municipais e por entidades parceiras, com o objetivo de sensibilizar os jovens para os desafios do desenvolvimento sustentável e promover estilos de vida saudáveis e ambientalmente responsáveis.

Entre as 10:00 e as 13:00, vai ser possível experimentar várias modalidades desportivas com demonstrações e sessões de iniciação dinamizadas por associações locais: Stand Up Paddle (Coimbra Stand Up Paddle), Canoagem (Clube Fluvial de Coimbra), Golfe (Quinta das Lágrimas Clube de Golfe), Kempo (Associação do Kempo Chinês do Centro) e Karaté (Karaté Coimbra Academy).

Durante a tarde, das 14:30 às 17:00, o programa prossegue com demonstrações de rugby (Rugby Agrária de Coimbra) e nova sessão de golfe. O Grupo 258 de São João do Campo da Associação dos Escoteiros de Portugal dinamiza, ao longo do dia, diversas atividades para os jovens participantes.

Ainda durante a manhã, entre as 11:00 e as 12:00, vai realizar-se uma ação do projeto intermunicipal +Climagir, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que visa sensibilizar para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Esta ação inclui a limpeza da Praia do Rebolim, envolvendo voluntários na remoção de resíduos e na promoção de boas práticas ambientais.

A empresa municipal Águas de Coimbra vai estar também presente com a sua “AquaVan”, para distribuição de água da torneira e garrafas reutilizáveis, reforçando a mensagem da sustentabilidade e da confiança na qualidade da água da rede pública.

A Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa associa-se às comemorações com a campanha de prevenção solar “#OMeuSol vive + o Verão”, que decorre durante todo o dia. A ação visa sensibilizar os jovens para os riscos da exposição solar excessiva e para a adoção de comportamentos seguros.

As associações juvenis participantes vão dispor de um espaço próprio para desenvolver atividades dirigidas ao público jovem.

Também os serviços municipais estarão representados, nomeadamente o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, com a atividade “Arqueologia Vai à Praia”, e a Divisão da Juventude, com ações de divulgação de programas e projetos.

Para encerrar o dia, está previsto um sunset musical, entre as 16:00 e as 19:00.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE