Cidade

Coimbra aprova sistema de bilhética multimodal nos transportes públicos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-11-2019

A Câmara de Coimbra aprovou hoje a adjudicação do fornecimento e instalação de um sistema de bilhética multimodal nos transportes públicos, que permite a integração tarifária entre os vários modos de transporte e operadores na rede municipal.

PUBLICIDADE

O investimento, no montante de 1,2 milhões de euros, com comparticipação comunitária de 85%, possibilita que, a partir de 2020, o utilizador de transportes públicos necessite apenas de um passe para circular dentro do concelho de Coimbra.

O município de Coimbra, que em 2017 se constituiu como Autoridade Municipal de Transportes, vai assim conceber e desenvolver um sistema integrado de mobilidade, relacionando os diversos tipos de transportes (rodoviário, ferroviário, aeroportuário, percursos pedestre e cicláveis), de operadores públicos ou privados.

PUBLICIDADE

publicidade

Está prevista igualmente a implementação do sistema de bilhética intermodal no futuro meio de transporte metrobus, no troço urbano e suburbano, na ligação de Coimbra a Serpins (Lousã), com passagem por Miranda do Corvo.

O modelo visa também a coordenação e acompanhamento de processos no âmbito das “smart cities” e novas tecnologias, ao nível de candidaturas, de divulgação e dinamização junto das unidades orgânicas municipais.

PUBLICIDADE

Ainda no âmbito deste processo, a Câmara de Coimbra está a preparar a extensão da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que vai entrar em funcionamento na primeira semana de dezembro.

Ao todo, são cinco novas linhas que vão abranger as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego.

Na sessão de hoje, o município aprovou ainda o novo concurso para a aquisição de cinco novos autocarros e nove miniautocarros totalmente elétricos, no montante de 4,3 milhões de euros, depois de o procedimento concursal anterior ter sido anulado por decisão do júri.

Essas viaturas destinam-se à reativação do sistema de transporte Ecovia, com serviço de ligação de pontos estratégicos e de grande afluência a parques de estacionamento periféricos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE