Coimbra

Coimbra aprova construção de ponte entre a Casa do Sal e Monte Formoso

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-02-2021

A Câmara de Coimbra aprovou hoje um estudo prévio para a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável para ligar os jardins da Casa do Sal à urbanização do Monte Formoso.

PUBLICIDADE

O projeto, orçado em um milhão de euros, tem como objetivo permitir “o acesso à urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local”, refere o município.

O estudo, aprovado com três abstenções, hoje, na sessão da Câmara, prevê dois acessos ao Monte Formoso: um automóvel e outro pedonal e ciclável.

PUBLICIDADE

O circuito pedonal e ciclável vai incidir sobre a Circular Externa, para “permitir a aproximação da população residente” e “proporcionar ao peão a possibilidade de não ter de se deslocar aos semáforos existentes no nó da Casa do Sal, onde existe uma sobrecarga de faixas de rodagem”.

A autarquia teve em consideração a “localização da ponte em plenos jardins da Casa do Sal”, bem como a sua configuração, tendo em conta a “articulação com o coberto arbóreo e as linhas de água existentes nos jardins”, permitindo a aproximação e a contemplação da paisagem.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção passa também pela construção de uma ponte de menor dimensão sobre a ribeira e através de uma escada a ligar à ponte principal.

A passagem superior será “sensivelmente a meio da nova via automóvel que a autarquia já tem projetada, que vai ter ligação entre as ruas de Santiago de Compostela e da Cidade de Poitiers”.

A via automóvel, com um investimento previsto de 300 mil euros, tem como objetivo “permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal” aliviando os “constrangimentos que são frequentes neste local”.

Neste estudo prévio estão previstos muros de suporte, railes de proteção, nova iluminação pública e o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona do posto de abastecimento de combustíveis, bem como adaptações num emissário de águas residuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE