Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Coimbra apresenta projeto de promoção do empreendedorismo qualificado e criativo na região  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-04-2022

Coimbra vai acolher no próximo dia 4 de maio, pelas 17h30, na Casa Municipal da Cultura, um workshop de apresentação do Região de Coimbra Empreende +, um projeto que resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com a IPN-Incubadora, ao Centro 2020 para apoio a ações coletivas no âmbito da promoção do espírito empresarial. O workshop gratuito é dirigido a todos os que pretendem reforçar os seus conhecimentos na área do empreendedorismo criativo e tecnológico e/ou tenham como objetivo criar uma empresa e instalá-la em Coimbra.

PUBLICIDADE

O Região de Coimbra Empreende + é de âmbito regional e tem como objetivo central a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo na Região de Coimbra durante os anos 2022 e 2023. Um projeto que decorre de uma candidatura da CIM-RC – na qual Coimbra se integra – e da IPN-Incubadora aos fundos comunitários do Centro 2020 e que prevê um investimento ilegível ligeiramente superior a meio milhão de euros, valor esse comparticipado em 85% pelo FEDER.

O projeto contempla uma série objetivos, tais como: identificar, capacitar e ativar uma rede de técnicos de interface local no domínio do apoio ao empreendedorismo; caracterizar o potencial empreendedor de cada município e criar uma bolsa regional de oportunidades de investimento; sensibilizar potenciais empreendedores e a população em geral para a temática do empreendedorismo e do autoemprego; desenvolver programas de estímulo e capacitação para avaliação da viabilidade de implementação de novas iniciativas empresariais no território; e apoiar a criação de novas empresas de atividades intensivas de conhecimento/tecnologia e das indústrias culturais e criativas.

O Região de Coimbra Empreende + pretende, pois, desenvolver um programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na região, através de ações de capacitação para o estímulo empresarial que visem a criação de novas empresas, a inovação, a internacionalização e o acesso a novos mercados. O programa prevê ações tais como o desenvolvimento de um programa de estímulo e capacitação para a implementação de novas iniciativas empresariais no território, a promoção de concursos de bolsas de apoio financeiro a empreendedores ou o apoio à criação de 30 novas empresas de atividades intensivas de conhecimento/tecnologia e das indústrias culturais e criativas.

O projeto, que foi dado a conhecer publicamente numa apresentação pública que decorreu no passado dia 19 de abril em Coimbra, vai ser novamente apresentado, desde vez ao seu público-alvo, num workshop gratuito agendado para o próximo dia 4 de maio, pelas 17h30, na Casa Municipal da Cultura. A iniciativa vai contar com a participação da empresa The Loop Co., que foi convidada a ir apresentar o seu testemunho, enquanto equipa composta por jovens empresários de sucesso, e a dar a conhecer aos participantes o processo de criação da empresa.

O workshop é dirigido a estudantes do Ensino Superior, jovens licenciados, quadros técnicos e empresariais, detentores de ideias, projetos e empresas instaladas em espaços de incubação, desempregados, em suma, qualquer pessoa que pretenda reforçar os seus conhecimentos na área do empreendedorismo criativo e tecnológico e que tenha como objetivo criar uma empresa e instalá-la em Coimbra.

PUBLICIDADE

Os interessados podem inscrever-se através do e-mail gai@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 857 577.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com