Cidade

Coimbra aposta na melhoria do serviço público que presta aos cidadãos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-07-2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a implementação de um Laboratório de Experimentação Municipal em Coimbra, que opere diretamente com o Laboratório de Experimentação (LabX) criado pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA), que tem trabalhado para melhorar os serviços da Administração Pública, nomeadamente através do Simplex. Agora o LabX vai trabalhar para ajudar a CMC a implementar projetos semelhantes que melhorem os serviços municipais. A proposta passa pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a AMA e o município.

PUBLICIDADE

O LabX trabalha em colaboração com os utentes dos serviços, funcionários e dirigentes da Administração Pública e com a comunidade científica e empresarial, com o objetivo de melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos e às empresas. O objetivo é que os funcionários públicos e os cidadãos identifiquem problemas e eventuais soluções, para que posteriormente o LabX possa seguir com a sua metodologia, que passa por investigar e entender as necessidades dos utentes e as dificuldades e limitações dos serviços; conceber nova soluções que melhorem a relação com o serviço ou aumentem a sua eficiência; e experimentar para validar as novas soluções com utentes e funcionários. São exemplos de projetos do LabX o Balcão Único do Emprego ou o Espaço Óbito. 

A atividade do LabX tem-se focado, essencialmente, na Administração Central, mas há agora uma preocupação de a alargar à Administração Local e daí que a AMA, e concretamente o LabX, estejam a procurar oportunidades de parceria que possibilitem alargar o âmbito da sua atividade.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, a proposta feita à CM Coimbra passa pelo estabelecimento de um protocolo de colaboração que visa a criação de um Laboratório de Experimentação Municipal em Coimbra. O protocolo visa, em termos gerais, o desenvolvimento de dois projetos do Município de Coimbra, contando para isso com a capacitação, acompanhamento e mentoria do LabX, já a partir de setembro de 2019. A CM Coimbra, por sua vez, deverá assegurar a identificação de coordenadores e colaboradores do Laboratório de Experimentação Municipal e dos projetos a desenvolver, bem como deverá disponibilizar instalações e materiais necessários.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE