Coimbra

Coimbra apoia reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Esperança

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-09-2018

 

PUBLICIDADE

O protocolo entre o Município de Coimbra e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Clara, que prevê a atribuição de um apoio financeiro de 30.914 euros para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Esperança, foi assinado esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, e pelo padre António Sousa, numa cerimónia que decorreu na Capela.

PUBLICIDADE

“O financiamento deste tipo de intervenções tem como preocupação central a valorização do património edificado, que é valiosíssimo e tem de ser preservado”, salientou Manuel Machado, destacando que esse foi o principal motivo para o empenhamento por parte da CM Coimbra neste processo. O autarca preveniu ainda para a necessidade de se “intervir bem” e “com o devido acompanhamento técnico”, para que não ocorram erros do passado.

A intervenção na Capela de Nossa Senhora da Esperança “é uma necessidade evidente e de interesse público notório”, evidenciou o edil, sublinhando que o desafio foi também aceite pelo Governo, através do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

PUBLICIDADE

A verba atribuída pela autarquia corresponde a 50% do valor da obra, que ascende a 61.828 euros, sendo o restante atribuído pela Direção-Geral das Autarquias Locais e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, através do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, ao qual a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Clara se candidatou.

Manuel Machado manifestou também a sua preocupação para a “necessidade urgente” de se requalificar outros edifícios da mesma natureza. “Concluída esta etapa, e bem, é imperioso, necessário e urgentíssimo intervir na Igreja de São Bartolomeu”, concluiu.

A empreitada de reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Esperança prevê a reabilitação exterior do edifício (substituição integral da cobertura, revestimento das paredes e recuperação de janelas e portas) e, posteriormente, a reabilitação e restauro do seu interior.

A Capela, localizada no Largo da Esperança, em Santa Clara, perto do Convento de Santa Clara-a-Nova, tem acesso pela Calçada de Santa Isabel e está datada dos primeiros anos do século XVIII, mais precisamente de 1702.

Presentes na cerimónia estiveram ainda o vereador da CM Coimbra, Carlos Cidade, o presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, e o membro do executivo da União de Freguesias, Ramiro Santos, entre outras personalidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE