Coimbra

Coimbra apoia instituições sociais que asseguram apoio alimentar às famílias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-11-2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou dois contratos-programa de desenvolvimento social que vão apoiar, no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) e o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra. Este apoio financeiro possibilitará que as instituições continuem a prestar apoio alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho, uma situação agravada pela pandemia da COVID-19, assegurando-lhes a entrega de bens alimentares e o fornecimento de refeições. Saliente-se que esse apoio alimentar imediato às famílias mais carenciadas é atualmente uma das respostas prioritárias da CM Coimbra.

PUBLICIDADE

Jorge Alves e Manuel Machado

O apoio municipal à ACERSI e ao Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra foi calculado no âmbito do RMAAAS e a verba servirá para possibilitar que as instituições continuem a prestar apoio alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho, uma vez que esse apoio teve de ser reforçado devido à pandemia da COVID-19.

Desta forma, a ACERSI vai receber um montante de 10.616,19 euros, que lhe possibilitará dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Refeitório Social, assegurando que as pessoas economicamente desfavorecidas, residentes no concelho de Coimbra, tenham acesso a refeições de forma imediata.

PUBLICIDADE

Já o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra vai receber uma verba de 7600 euros, que permitirá que o Município de Coimbra continue a disponibilizar de uma instituição que possui uma organização logística profissional para a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares, respetiva triagem e armazenagem, bem como controlo de qualidade e armazenamento em frio.

Já tinha sido formalizado anteriormente um apoio à delegação de Coimbra do CASA que vai receber 8500 euros, de forma a que esta instituição consiga continuar a fornecer refeições de forma imediata às pessoas economicamente mais desfavorecidas que residam no concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que, em agosto, Manuel Machado formalizou a assinatura dos protocolos do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para o ano de 2020. Uma verba no valor de 158.000 euros que representa um reforço ao FMES. Em março, a CM Coimbra tinha já antecipado 158.000 euros, numa única tranche, para permitir o apoio imediato às populações em situação de maior vulnerabilidade social. Com o reforço da dotação em outros tantos 158.000 euros, a CM Coimbra disponibiliza este ano o total de 316.000 euros ao FMES.

Já em outubro, o executivo da CM Coimbra aprovou mais sete apoios financeiros a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num valor global superior a 110 mil euros, a atribuir também no âmbito do RMAAAS. As IPSS contempladas são: a Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos (2640 euros); a Casa dos Pobres de Coimbra (11.577,51 euros); o Centro Social e Recreativo da Cidreira (15.087,50 euros); o Centro Social e Paroquial de S. João do Campo (10.679,71 euros); o Centro Social de S. João (42.137,22 euros); a Associação Nacional de Apoio a Jovens – AnaJovem (14.190,71 euros); e a Comunidade Juvenil Francisco de Assis (14.126,53 euros).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE