Coimbra

Coimbra apoia financeiramente iniciativas culturais e desportivas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-05-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a atribuição de apoios financeiros a duas associações culturais do concelho, a uma instituição social e, ainda, a nível desportivo, à Federação de Ginástica de Portugal para a organização do Coimbra GymFest, no valor global superior a 28 mil euros. Os apoios na área da Cultura vão ser concedidos ao Clube Residencial Cidade Jardim e à Tarrafo – Associação Cultural, enquanto a nível social serão atribuídos ao Clube de Tempos Livres de Santa Clara. O último apoio será para a realização do Coimbra GymFest, um evento internacional de ginástica, que inclui competições ao longo de três dias: Taça do Mundo de Trampolins, Competição Internacional de Trampolins e um Festival de Ginástica para Todos.

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra continua a apoiar as associações do concelho. As propostas hoje aprovadas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais a duas coletividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, a uma instituição social no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS) e um apoio à Federação de Ginástica de Portugal para a realização de um evento desportivo internacional.

Assim, o Clube Residencial Cidade Jardim apresentou uma candidatura para a realização da 8ª edição do “Há música no Jardim”, a decorrer de 11 a 19 de junho. Um ciclo de concertos, aberto a toda a comunidade e gratuito, a decorrer ao ar livre no anfiteatro dos Jardins da Quinta de São Jerónimo. O programa cruza diferentes estilos de música e divide-se por dois fins-de-semana consecutivos. A CM Coimbra apoia o evento com 5000 euros e a isenção de taxas municipais no valor de 180 euros.

PUBLICIDADE

Já a Tarrafo – Associação Cultural apresentou candidatura ao apoio municipal para a realização do projeto TUTANO, um trabalho de criação teatral e performática em torno de uma personagem histórica, Diógenes, um filósofo da Grécia Antiga, concebido para ser apresentado quer em sala, quer em espaços ao ar livre. O espetáculo será apresentado de 11 a 14 de junho no anfiteatro de Santo António dos Olivais, inserido no segundo Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimeses, da Universidade de Coimbra (UC). Destaca-se neste projeto as parcerias com a UC, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o GEFAC, a Cooperativa Bonifrates, a D’Orféu Associação Cultural de Águeda e a ACERT de Tondela. A CM Coimbra vai apoiar o projeto com 3000 euros.

Por sua vez, o Clube de Tempos Livres de Santa Clara apresentou candidatura, no âmbito do RMAAAS, para o desenvolvimento do seu projeto “So(u)mos Cidadania”, que tem como objetivo “promover atividades de animação socioeducativa potenciadoras do desenvolvimento integral da criança”, especificamente o sentido de responsabilidade, planificação e organização; o interesse pela cidadania ativa, estilos de vida saudável e respeito pelo outro; a prevenção da marginalização e delinquência juvenil; a inter-relação entre as famílias e a comunidade; bem como o convívio e a aprendizagem intergeracional.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto será desenvolvido em três fases. Na primeira fase funcionará na EB1 dos Casais do Campo, abrangerá a União de Freguesia de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e será dirigido a crianças dos 5 aos 10 anos que frequentam as EB1 da freguesia. Na segunda fase, o projeto incluirá os seniores da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, bem como as crianças que frequentam o Centro de Atividades de Tempos Livres da EB1 de Amas de Freire. Na terceira fase, será alargado à freguesia de Cernache, designadamente às crianças que frequentam a EB1 de Casconha. A autarquia vai apoiar financeiramente o projeto com 17.593,17 euros.

Por último, a CM Coimbra vai atribuir um apoio de 3000 euros à Federação de Ginástica de Portugal para a realização do Coimbra GymFest, um evento internacional de ginástica, que inclui competições ao longo de três dias: Taça do Mundo de Trampolins, Competição Internacional de Trampolins e um Festival de Ginástica para Todos. O evento realiza-se na semana de 22 a 27 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (não foi possível a utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia por estar a ser usado como Centro de Vacinação COVID), sendo que o Festival de Ginástica para Todos se mantém em Coimbra, na margem direita do Parque Verde do Mondego.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE