Escolas

Coimbra apoia final regional do F1 in Schools na Escola Secundária Avelar Brotero

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-04-2023

O Executivo Municipal vai deliberar na Reunião de Câmara do dia 24 de abril, o apoio à final regional do F1 in Schools, que vai realizar-se a 3 de maio, na Escola Secundária Avelar Brotero. Esta atividade pressupões a realização de um protocolo entre o Município de Coimbra e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), entidade promotora da iniciativa. 

PUBLICIDADE

O concurso F1 in Schools consiste em construir carros de Fórmula 1, dispondo as equipas, para o efeito, de acompanhamento e de sessões promovidas por cada centro tecnológico da sua área geográfica, através de uma equipa de especialistas, que oferece mentoria técnica semanal, visando desenvolver os projetos que, numa primeira fase, serão avaliados na final regional.

É, precisamente, esta final regional que vai decorrer, em Coimbra, na Escola Secundária Avelar Brotero, no dia 3 de maio, entre as 9h00 e as 18h00, contando com a participação de 11 equipas, envolvendo 87 pessoas, entre alunos, respetivos professores acompanhantes, membros do júri e staff. 

PUBLICIDADE

À consideração do Executivo Municipal, vai ser apresentada a proposta da CM de Coimbra associar-se a este evento, com apoio logístico, e assegurando os 87 almoços dos alunos, professores acompanhantes, júri e staff do evento, com o cuidado de ser desfasados dos almoços dos alunos da Escola Secundária Avelar Brotero. 

As equipas do F1 in Schools são constituídas por três a seis alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, e vão contar com o acompanhamento de um professor, para além da equipa de especialistas do CTCV. A competição F1 in Schools conta com três provas de apuramento: Final Regional – nas áreas de influência dos Centros Tecnológicos, de forma a selecionar as equipas que competirão na Final Nacional anual; Final Nacional – a equipa vencedora representará Portugal na Prova Final Mundial e a Final Mundial – em local a designar pela Fundação Engineering in Montion (entidade internacional gestora do desafio).

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que no ano passado, a 28 e a 29 de julho, Coimbra acolhe a final nacional do F1 In Schools 2021/2022, o maior desafio STEM [Science, Technology, Engineering, Maths] do Mundo, para jovens até aos 18 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE