Coimbra

Coimbra apoia continuidade de projeto europeu no IPN-Incubadora

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-12-2019

Coimbra apoia continuidade de projeto europeu no IPN-Incubadora

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de apoio financeiro de 34 mil euros ao Instituto Pedro Nunes (IPN) – Incubadora para continuar a desenvolver o projeto Internet Innovation Hub (IHUB), das redes europeias EIT ICT Labs e FIWARE (Future Internet), em Coimbra. Desde 2015, a autarquia já apoiou este projeto com 131 mil euros, o que permitiu à cidade uma projeção nacional e internacional que só projetos deste nível alcançam, contribuindo, igualmente, para a diferenciação positiva de Coimbra no que toca à atração de empresas tecnológicas.

O IPN – Incubadora acolhe o Internet Innovation Hub Portugal, no âmbito do projeto I3H – Incubating Innovation Internet Hubs, tendo sido escolhido pelas plataformas europeias FIWARE (Future Internet) e EIT ICT Labs. No espaço europeu, a EIT ICT Labs é a organização líder para a Inovação e Educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Foi criada em 2010, por iniciativa da União Europeia, como uma das primeiras Comunidades de Conhecimento e Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

PUBLICIDADE

A afirmação de Coimbra na área das tecnologias de informação e comunicação é pública e notória. Neste setor em particular, foram apoiadas cerca de 14 empresas de Coimbra, que já alcançaram um apoio ao investimento acumulado superior a 5,5M€ e empregam, atualmente, cerca de 140 jovens altamente qualificados. O surgimento, em Coimbra, do Internet Innovation Hub Portugal permite à cidade uma projeção nacional e internacional que só projetos deste nível permitem, contribuindo, igualmente, para a diferenciação positiva da cidade no que toca à atração deste tipo de empresas. Permite ainda a Coimbra condições únicas para a projeção das suas empresas, tornando este território mais apetecível na captação de futuros investimentos.

O projeto é financiado por fundos comunitários, sendo a comparticipação nacional da responsabilidade do IPN – Incubadora. Para viabilizar a continuidade do projeto, a CM Coimbra vai apoiar financeiramente com 34 mil euros, que a somar aos 30 mil euros em 2015, aos 27 mil euros em 2016, aos 22 mil euros em 2017 e aos 18 mil euros em 2018, perfaz um apoio global de 131 mil euros desde o início deste programa.

PUBLICIDADE

Em contrapartida o IPN – Incubadora continuará a contribuir para a dinamização do ecossistema de indústrias culturais e criativas do concelho, nomeadamente, colaborando com a CM Coimbra na dinamização do Espaço Municipal de Cowork Pátio, situado no Pátio da Inquisição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE