Empreendedorismo

Coimbra anuncia prémio de empreendedorismo feminino

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-03-2023

A Câmara Municipal de Coimbra anunciou hoje, dia 08 de março, o lançamento do Prémio Empreender no Feminino, com o objetivo de incentivar, reconhecer e apoiar mulheres empreendedoras do concelho. O anúncio foi feito pelo vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, durante a iniciativa “Mulheres de Negócios” que decorreu, esta manhã, na loja Doce Meu Handmade.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal vai passar a atribuir, anualmente, um prémio de empreendedorismo feminino, anunciou hoje o vereador Miguel Fonseca. A vencedora da primeira edição deste prémio será conhecida no Dia Internacional da Mulher (08 de março) do próximo ano. O regulamento do concurso, que pretende incentivar, reconhecer e apoiar mulheres empreendedoras do concelho de Coimbra, está a ser elaborado e será divulgado oportunamente.

O Prémio Empreender no Feminino do Município de Coimbra foi anunciado durante a iniciativa “Mulheres de Negócios”, que juntou, numa conversa informal, Teresa Almeida Santos, do Espaço Fertilidade, Cátia Melo, do Coola Boola, Catarina Nogueira, da United Boutiques, Li Furtado, da Cinco Store e Paula Ferreira, da Formiguita.

PUBLICIDADE

O evento, que decorreu, esta manhã, no espaço Doce Meu Handmade, na Baixa da cidade, serviu para, através da experiência de cada uma das participantes, “sentir o pulso das empreendedoras do concelho, estimular o diálogo, promover a diversidade e a sua contribuição para a economia”, afirmou Miguel Fonseca. As convidadas foram desafiadas a contar a sua experiência, a revelar que obstáculos têm enfrentado por serem mulheres e a debaterem como pode Coimbra ser uma cidade mais equilibrada no que respeita ao empreendedorismo feminino.

“As mulheres ocupam quase um terço, 31%, dos cargos dos conselhos de administração das empresas cotadas, mas ganham, em média, menos 220 euros por mês do que os homens em Portugal, sendo mais vulneráveis à pobreza e desemprego”, destacou Miguel Fonseca, sublinhando que “o impacto da pandemia ameaça reverter décadas de progresso acrescentando mais 36 anos ao tempo estimado para alcançar a paridade de género no trabalho e nas empresas”. 

PUBLICIDADE

publicidade

“A capacitação das mulheres e a promoção do empreendedorismo feminino são essenciais e atuam como um forte catalisador para o crescimento e a inovação”, afirmou o vereador, considerando que o lançamento do primeiro prémio dedicado ao empreendedorismo feminino do Município de Coimbra é um “sinal de que o atual Executivo é sensível a este tema e está empenhado em fazer a diferença”. 

À volta da mesa juntaram-se mulheres com perfis distintos e percursos em áreas diferentes, que apresentaram ideias concretas para tornar Coimbra numa cidade mais equilibrada no que respeita ao empreendedorismo feminino. Segundo as intervenientes, Coimbra tem um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios no feminino, sobretudo pela facilidade de criação de redes de suporte, mas há ainda um caminho a percorrer. Nesse sentido, foram apresentadas propostas como a criação de um clube de mulheres empreendedoras, que começou a materializar-se entre as convidadas após o evento, ou a realização de uma mostra de negócios de mulheres. Promover ações de sensibilização sobre a igualdade de género nas escolas, dinamizar sessões de capacitação de mulheres para o empreendedorismo ou até a criação de um gabinete de apoio ao empreendedorismo feminino foram outras das sugestões deixadas pelas participantes. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE