Coimbra

Coimbra analisa toponímia e numeração de polícia

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 13-03-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Ordem dos Engenheiros estão a organizar a “Jornada Técnica de Toponímia e Numeração de Polícia”, que vai decorrer no dia 25 de março, a partir das 9h30, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra

PUBLICIDADE

Neste encontro, procura-se promover uma discussão nacional sobre as metodologias que podem ser definidas em Portugal para a atribuição da toponímia e numeração de polícia, de forma estável e sem ambiguidade ao longo do tempo, apesar das alterações urbanas, que podem trazer modificações em termos de cadastro predial e viário.

A definição de uma correta toponímia e numeração de polícia é um desafio constante para as administrações locais, especialmente devido à falta de um guião técnico nacional que minimize os problemas decorrentes da falta de uniformização de critérios e metodologias. A inscrição, com um custo de 10 euros, pode ser feita através do formulário online, até dia 21 de março. 

PUBLICIDADE

Ao longo do evento, para além de se abordar a falta de um guião técnico nacional abrangente sobre toponímia e numeração de polícia, serão discutidos temas cruciais como a eventual necessidade de modernização da componente tecnológica de atribuição de numeração de polícia e o impacto das alterações nos endereços para cidadãos e empresas.

A autarquia assegura que “este evento é uma oportunidade ímpar para a partilha de experiências e conhecimentos. Será realizado um ponto de situação em Portugal e uma reflexão sobre esta temática.

PUBLICIDADE

publicidade

Do programa, destaque para a sessão de abertura, às 9h30, com a presença de Isabel Lança, presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros | Região Centro, João Agria Torres, presidente do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros, Edmundo Monteiro, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e José Manuel Silva, presidente da CM de Coimbra. 

Durante a manhã, vão ter lugar dois painéis. O primeiro com apresentações da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico do Município de Coimbra, de Jorge Simões, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de Sandra Resende, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, de Ana Sofia Fonseca, dos CTT – Correios de Portugal, SA, e de Carla Ferreira, do Instituto dos Registos e Notariado. O segundo painel, previsto a partir das 11h30, com apresentações, entre outros, de Ana Santos, do Instituto Nacional de Estatística, e de Paulo Patrício, da Direção-Geral do Território.

Os trabalhos continuam a partir das 14h30, com destaque para a participação de Jules Saur, do adresse.data.gouv.fr (le site national des adresses), seguido das intervenções de Gonçalo Nunes, da Esri Portugal – Sistemas e Informação Geográfica, SA, de Luís Alexandre Correia, da Autoridade Nacional de Comunicações, de Telmo Salgado, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e de Sónia Francisco, da Infoportugal – Sistemas de Informação e Conteúdos, SA. 

O último painel, em jeito de mesa-redonda com espaço de debate aberto ao público, vai contar com a participação de Ana Santos, do Instituto Nacional de Estatística, Ana Sofia Fonseca, dos Correios de Portugal, S.A., de Gonçalo Nunes, da Esri Portugal, S.A., de Luís Nogueira Dias, da CIM – Região de Coimbra e de Rodrigo Dourado, do eBUPi – Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado. A moderação vai estar a cargo de Cidália Fonte, da FCTUC. Após o debate, será feita uma síntese da jornada, por António José de Magalhães Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Penacova, com a colaboração de José Paulo Almeida, da FCTUC, e de Virgínia Manta, da CM de Coimbra. 

O encerramento da Jornada será feito por Isabel Lança, João Agria Torres e Edmundo Monteiro, da FCTUC, Ana Bastos, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE