Politécnico

Coimbra: Ana Ferreira estuda impacte da qualidade do ar residencial na saúde dos trabalhadores em teletrabalho

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-05-2022

Ana Ferreira, docente da ESTeSC-IPC e vice-presidente do Politécnico de Coimbra (IPC), concluiu o pós-doutoramento em “Impacto da Qualidade do ar na Saúde Humana”, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. A docente apresentou o trabalho “COVID-19 and lockdown: Impact of domestic indoor air quality on the health of teleworkers”, avaliado com a classificação final de excelente.

PUBLICIDADE

O objetivo principal deste estudo consistiu em avaliar e comparar as concentrações do ar interior, numa amostra significativa de habitações de trabalhadores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Portugal que se encontravam em teletrabalho, e o seu local de trabalho habitual.

Segundo a investigadora, para além da contaminação atmosférica no exterior dos edifícios, a exposição a poluentes no seu interior contribui, fundamentalmente, para a exposição humana global, podendo “condicionar a expressividade e gravidade das doenças respiratórias, cardiovasculares e alérgicas”.

PUBLICIDADE

“Esta situação veio a agravar-se devido à COVID-19, dado as pessoas terem passado mais tempo em ambientes fechados, por forma a cumprirem o isolamento social e a obrigatoriedade do teletrabalho”, explica Ana Ferreira.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE