Educação

Coimbra: Alunos das escolas do 1.º ciclo vão começar a receber livros de atividades na terça-feira

Zilda Monteiro | 2 anos atrás em 17-10-2022

Os alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Coimbra vão começar a receber esta terça-feira os livros de fichas, anunciou a vereadora da Educação da Câmara de Coimbra, Ana Cortez Vaz, na reunião do executivo, que decorre esta segunda-feira, na sede da União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

PUBLICIDADE

Na sessão, explicou que o atraso se deve à renovação dos manuais escolares adotados, tendo as escolas só comunicado ao município as informações dos manuais em finais de julho, bem como ao facto de ser obrigatório apresentar candidaturas a concurso público internacional para a aquisição destes cadernos de atividades.

Explicou que os livros de fichas já foram entregues a todos os alunos do 2.º ciclo de agrupamento de escolas e escolas não agrupáveis e que começam a ser entregues na terça-feira aos alunos do 1.º CEB.

PUBLICIDADE

Foi com esta informação que Ana Cortez Vaz respondeu à vereadora socialista Regina Bento que, no período da ordem do dia da reunião do executivo, alertou para os “vários problemas” sentidos no arranque deste ano escolar, nomeadamente a nível dos transportes e desta questão dos livros de fichas, uma situação que, passado um mês desde o início das aulas, não lhe parece “minimamente razoável”.

Lamentou também que, em muitas escolas, a solução encontrada passe por “colar recortes de fotocópias, a preto e branco, com exercícios, em cadernos de linhas adquiridos pelos pais e/ou encarregados de educação”. Noutros casos, segundo adiantou, “são as juntas de freguesia que estão a fornecer as fotocópias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE