Coimbra

Coimbra alarga serviço público de transportes para servir mais 20 mil pessoas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 04-03-2021

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão servir mais 20 mil pessoas do concelho a partir de abril com a criação de cinco novas linhas, anunciou o município de Coimbra.

PUBLICIDADE

A autarquia salienta, em comunicado, que o serviço público de transportes vai ser estendido às freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão e reforçado nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

“Este novo prolongamento só é possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a Câmara de Coimbra assumiu nos últimos anos”, lê-se na nota.

PUBLICIDADE

publicidade

Para criar novas linhas, os SMTUC admitiram 21 novos motoristas em janeiro e aguardam novos autocarros 100% elétricos, num esforço de renovação da frota e redução do impacto negativo das emissões de gases com efeitos de estufa.

Segundo o comunicado, nos últimos sete anos o município de Coimbra reforçou a frota com 79 viaturas, entre elas 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e dois híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros.

PUBLICIDADE

“Em curso, está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, (…) por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental”, adianta a nota.

Os SMTUC são suportados pelos cofres do município de Coimbra, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE