Coimbra ainda és capital do centrão de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-09-2017

Desde as autárquicas de 1976, a coligação PSD/CDS-PP conquistou maioria em cinco mandatos na Câmara de Coimbra, enquanto o PS o conseguiu por seis vezes, quatro das quais com Manuel Machado, que agora se recandidata.

PUBLICIDADE

coimbra

O economista é a aposta do PS para manter a presidência, reconquistada aos sociais-democratas em 2013.

PUBLICIDADE

Só no atual mandato Manuel Machado não obteve maioria absoluta e alcançá-la nalgumas votações do executivo implicou pelo menos a abstenção da CDU, cujo vereador tem pelouros atribuídos.

Além do atual mandato, Manuel Machado presidiu ao município entre 1989 e 2001, ano em que se recandidatou e perdeu a liderança da Câmara para o social-democrata Carlos Encarnação, que agora apoia uma candidatura adversária do PSD.

PUBLICIDADE

publicidade

A coligação PSD/CDS-PP (que este ano volta a integrar o PPM e o MPT) apresenta-se a 01 de outubro com o médico Jaime Ramos, ex-presidente da Câmara de Miranda do Corvo e ex-deputado.

A CDU (PCP/PEV) vai novamente a votos com Francisco Queirós, atual vereador, e o movimento independente Cidadãos por Coimbra (CpC), que concorreu pela primeira vez em 2013 e elegeu um vereador, candidata Jorge Gouveia Monteiro, antigo vereador pela CDU, que teve pelouros no tempo em que a direita governou. O movimento é apoiado pelo BE.

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN), partido que nas últimas autárquicas obteve 1,45% dos votos, concorre agora com Vítor Marques, enquanto o PCTP/MRPP, que em 2013 se quedou pelos 0,83% dos votos, não se candidata.

Além disso, haverá, desta vez, dois novos protagonistas – o Partido Nacional Renovador (PNR), que nas legislativas obteve 0,45% dos votos no concelho, e o movimento Somos Coimbra.

O PNR tem como cabeça de lista o consultor de segurança Vítor Ramalho.

Já o anterior bastonário dos médicos, José Manuel Silva, surge pelo Somos Coimbra, movimento criado no âmbito da sua candidatura, que conta com o apoio do ex-presidente da Câmara Carlos Encarnação.

Para os 11 lugares do executivo municipal apresentam-se, assim, sete candidaturas.

coimbra câmara

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE