Primeira Página

Coimbra adianta 25% dos apoios às associações culturais

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-03-2021

A Câmara de Coimbra aprovou hoje um adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos às associações culturais em 2021.

PUBLICIDADE

A medida extraordinária para o corrente ano, semelhante à que foi aplicada em 2020, traduz-se numa antecipação de um quarto do apoio financeiro médio concedido pela autarquia, nos últimos cinco anos, a cada uma das entidades da área cultural do concelho.

A proposta da maioria socialista do executivo municipal presidido pelo socialista Manuel Machado foi aprovada com duas abstenções do movimento Somos Coimbra, que pretendia um adiantamento de 40% dos subsídios.

PUBLICIDADE

A medida de apoio ao associativismo cultural, cuja atividade sofre há um ano os condicionamentos da atual pandemia da covid-19, exige “o compromisso de apresentação de candidatura a esses apoios no presente ano civil”.

“Uma medida que pretende ajudar o setor da cultura, um dos mais afetados pela pandemia e cuja execução pressupõe um montante máximo de apoio de 160.750 euros”, segundo uma nota da autarquia distribuída aos jornalistas.

PUBLICIDADE

publicidade

A vereadora da Cultura, Carina Gomes, disse que estão em causa “associações cujas instalações estão encerradas, que não têm receitas, mas mantêm despesas”.

“No caso das que gerem equipamentos culturais municipais, é ainda mais grave, pois têm despesas fixas elevadas com esses equipamentos e, tendo vários contratos de trabalho, têm ordenados para pagar”, acentuou.

O pagamento dos montantes será efetuado mediante entrega, nos serviços municipais, até ao dia 31 de março, de uma “declaração de compromisso” de apresentação de candidatura ao apoio financeiro municipal à atividade permanente para 2021 ou ao apoio à atividade permanente de entidades com gestão de equipamentos culturais municipais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE