Cidade

Coimbra acolhe encontro de jovens socialistas dos anos 70 a 80

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-04-2017

Realiza-se no próximo dia 22, em Coimbra, o “Reencontro de dirigentes e ativistas da Juventude Socialista – anos de 1970 e 1980”.

PUBLICIDADE

js

Trata-se de uma iniciativa reservada à participação de cidadãos que, estando hoje no PS ou fora dele, estiveram juntos na fundação e implantação da JS, num tempo cívica e politicamente rico para a geração pós- 25 de Abril.

PUBLICIDADE

publicidade

 
Entre outros, a comissão organizadora conta com as presenças dos atuais secretários- gerais da JS e do PS, Ivan Gonçalves e António Costa, e de todos os líderes da organização entre 1975 e 1990: Alberto Arons de Carvalho, José Leitão, Margarida Marques e José Apolinário.

A eles se juntarão, igualmente, Carlos César, presidente e líder parlamentar socialista, que nos primeiros anos de vida da organização juvenil do PS por várias vezes integrou o respetivo Secretariado Nacional.
O único ato público do programa será a colocação de uma placa “in memoriam” de Mário Soares e Guilherme Pinto na sede da Federação Distrital de Coimbra do PS, na Rua Oliveira Matos, n.º 21, prevista para as 17 horas.

PUBLICIDADE

Esta será, muito provavelmente, a sede mais antiga do PS em funcionamento, uma vez que já na clandestinidade aí era desenvolvido trabalho político. Lá reuniu, algumas vezes, a Comissão Nacional da JS na segunda metade da década de 70 do século passado.

Na sessão, intervirão Pedro Coimbra, presidente da federação socialista conimbricense, António Arnaut, fundador do PS, e Margarida Marques, fundadora e antiga líder da JS.

Aquele espaço partidário foi a base de trabalho dos estudantes socialistas que ganharam as eleições para a Associação Académica de Coimbra (AAC) em 1975, contrariando o domínio até então exercido pelos estudantes afetos ao PCP (organizados na UEC – União dos Estudantes Comunistas) e a várias formações de extrema-esquerda.

Em poucos dias, arquitetaram uma candidatura – que ficou na história da AAC e do movimento associativo estudantil português como “lista D” –, liderada por Clara Crabbé Rocha, filha do escritor Miguel Torga. Pouco tempo após a posse, porém, a primeira mulher a presidir à prestigiada associação coimbrã entendeu abdicar a favor de Henrique Fernandes, n.º 2 da lista, outro dos participantes confirmados no evento.
Estará também, assumindo o papel de anfitrião, Manuel Machado, atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, também ele membro da candidatura promovida pela JS que esteve à frente dos destinos da AAC em 1975/1976.
Este “Reencontro de dirigentes e ativistas da JS – anos de 1970 e 1980” tem lugar, propositadamente, no dia seguinte à data em que Guilherme Pinto, que estudou em Coimbra e se licenciou em Direito pela sua Universidade, completaria 58 anos.

Mais info: reencontro.js@sapo.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE