Coimbra

Coimbra acolhe Colóquio Internacional “Santo António – 800 Anos de Vocação Franciscana”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-06-2021

No próximo sábado, dia 12 de junho, vai realizar-se o Colóquio Internacional “SANTO ANTÓNIO – 800 ANOS DE VOCAÇÃO FRANCISCANA”, ainda integrado no programa do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebrou ao longo do ano de 2020.

PUBLICIDADE

Inicialmente previsto para encerrar o programa cultural do Ano Santo em janeiro de 2021, foi adiado devido ao agravamento da situação pandémica. Realiza-se agora, na véspera da sua festa litúrgica, no Mosteiro de Santa Cruz, local onde o Doutor Evangélico adquiriu boa parte da bagagem cultural de que fez uso na sua ação evangelizadora e onde o jovem Cónego Regrante de Santo Agostinho despertaria para a espiritualidade franciscana. 

O evento, com início às 9:00, conta com a participação de alguns dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais sobre a vida, pensamento e obra de Santo António.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a manhã, destaca-se a conferência inaugural proferida por Fr. Luciano Bertazzo, OFM Conv.: La ricerca storiografica su S. Antonio di Lisbona/da Padova: un salto di qualità, seguida de duas sessões dedicadas ao pensamento filosófico e económico de Santo António e abordagem da vida religiosa e cónegos regrantes no seu tempo. A tarde tem início com traços de monaquismo primitivo, sermões medievais e Sant’Antonio nell’agiografia, passando ainda pela presença de Santo António nos sermões do Padre António Vieira e na moderna Literatura Portuguesa. O encerramento está previsto para as 18:00, com uma conferência de Fr. Henrique Pinto Rema, OFM: Santo António de Coimbra, de Lisboa, de Pádua e do Mundo inteiro.

Pelas 17:15, será feito o Lançamento do volume “Mártires de Marrocos – nos 800 Anos do seu Martírio”.

PUBLICIDADE

A lotação da assistência presencial é limitada e está sujeita a inscrição prévia gratuita através do contacto 239 822 941.

O Colóquio será transmitido em canal aberto, através das redes sociais da Diocese de Coimbra:
https://www.facebook.com/Diocese.de.Coimbra/
https://www.youtube.com/channel/UCokwn1OEzAJHX2evn4ni2IQ
https://www.facebook.com/jubileu2020coimbra
https://www.youtube.com/channel/UC3ISVwDFWfEjK9w_rI8Np0w

Esta iniciativa conjunta da Diocese e Universidade de Coimbra tem como objetivo aprofundar e alargar o conhecimento dos fiéis acerca de Santo António e, desta forma, valorizar o legado histórico e espiritual daquela que é uma das maiores referências espirituais em Coimbra e no mundo católico.

Recorde-se que, por solicitação do Bispo de Coimbra, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020. A razão por detrás de um marco tão significativo é o facto de se celebrar os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos, e cujas relíquias repousam em Coimbra. O exemplo destes franciscanos influenciou de forma decisiva o jovem padre Fernando de Bulhões, que decidiu deixar o Mosteiro de Santa Cruz e tornar-se franciscano em Santo António dos Olivais, tomando o nome de António: o “nosso” Santo António, de Lisboa, de Coimbra e para o mundo, um dos santos mais notáveis da cristandade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE